Medicina Personalizada é aposta no combate ao câncer
29/01/2020

Grupo Pardini investe em testes genéticos para identificar risco de tumores e tratamentos mais adequados

No Dia Mundial de Combate ao Câncer chamam a atenção os testes genéticos, já disponíveis em todo o território nacional, que se popularizam e ganham o mundo. Os resultados assessoram médicos na escolha do tratamento mais adequado e, consequentemente, beneficiam pacientes oncológicos com mais agilidade e eficácia em cada fase.

No Brasil, pioneiramente, o Grupo Pardini enxergou a necessidade de ampliar o acesso à essa medicina de ponta. Nos últimos anos, investiu cerca de R$ 150 milhões na aquisição de empresas de referência no mercado para compor uma linha de cuidados que cobre a prevenção, o diagnóstico, o suporte ao tratamento e ao pós-tratamento. Essa cadeia melhora a jornada do paciente, que não precisa visitar diversos serviços, e acelera os resultados. O tempo de espera pelos resultados dos testes genéticos para câncer de mama, por exemplo, diminui consideravelmente. 

Indicados para pessoas com perfil de risco, esses exames e a investigação do histórico do indivíduo e de sua família aumentam a velocidade e a precisão do diagnóstico, além da força do combate à doença. A partir dessas informações sobre a propensão ao câncer, as equipes médicas conseguem intervir para reduzir o risco, prevenir ou detectar tumores ainda em fase muito inicial, antes mesmo de surgir alguma manifestação no corpo do paciente. “É o cuidado certo, para a pessoa certa, no momento certo”, resume o médico Armando Fonseca, diretor Médico-Científico da Medicina Personalizada do Grupo Pardini.

Cientes das vantagens de empregar os recursos da medicina personalizada no enfrentamento do câncer, diversas operadoras oferecem e buscam ampliar a cobertura em oncogenética para mutações associadas aos tumores de mama, de próstata, de ovário e câncer colorretal e uroteliais. “O resultado desses testes guia os médicos na escolha da terapia que dará melhor efeito”, explica Armando. 

Exemplo

O caso mais famoso que ilustra essa abordagem e? o da atriz norte-americana Angelina Jolie, que passou por uma cirurgia para retirada das mamas por ter uma predisposição genética a desenvolver câncer nesses órgãos. A abordagem personalizada no combate ao câncer permite identificar mutac?o?es adquiridas ao longo da vida ou herdadas dos genitores. Os testes genéticos identificam essas alterações e orientam a escolha do tratamento mais eficaz, seja quimioterapia, imunoterapia ou terapia droga-alvo.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP