1° Hackmed do Brasil premia soluções para problemas reais da Saúde
05/02/2020

Startups com as melhores ideias receberam premiação em dinheiro e o convite para fazer parte do Distrito InovaHC

O primeiro HACKMED – Health Hackathon do Brasil se encerrou nesse domingo (2/2) com premiação para as melhores ideias para problemas reais da área da Saúde. A competição reuniu grupos que trabalharam em soluções para os temas Atenção Primária à Saúde e Telemedicina, Saúde Mental e Cuidados Cirúrgicos e Terceira Idade e Reabilitação. Os times discutiram durante três dias um plano de negócio com base na metodologia do MIT, usada pela primeira vez no Brasil.


Os primeiros lugares foram premiados com R? 8 mil e a oportunidade de ser incubados no Distrito InovaHC, Hub de Inovação Aberta do Hospital das Clínicas. Os segundo colocados ganharam R? 4 mil. Ainda, três grupos receberam menção honrosa.
Atenção Primária à Saúde e Telemedicina
1° lugar: Aira – inteligência artificial para um prontuário eletrônico mais eficiente e com menos dedicação do médico para preenchimento.
2° lugar: Nery – assistente virtual para ajudar pacientes com glaucoma durante sua jornada de tratamento.
Menção honrosa: Meal Advisor – solução para integrar dados sobre interação medicamentosa e alimentos.

Saúde Mental e Cuidados Cirúrgicos

1° lugar: Draincheck – monitoramento IoT do dreno com sistema de alarme para casos de deiscência intestinal. Entre 10-20% das cirurgias gástricas evoluem para essa doença e 15% acabam em óbito.

2° lugar: Lobão – dispositivo ultravioleta para cateter de pacientes internados com a finalidade de reduzir infecção hospitalar.

Menção honrosa: Gancho Zero – ferramenta para avaliações pré-operatórias (startup também ganhou da AstraZeneca para ser incubada no Distrito InovaHC)

Terceira Idade e Reabilitação

1° lugar: Health ++ – plataforma web com dados parametrizados para cuidados com idosos, com sistema de avisos.

2° lugar: DJ Wind – programa de inteligência artificial para segurança do médico em casos de remoção de pacientes em tratamento com uso de ventilação mecânica na UTI.

Menção honrosa: Velha Guarda – sistema com informações para quem toma muitos medicamentos ao mesmo tempo.

O evento foi realizado de 31/01 a 02/02 no Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) em uma parceria entre Faculdade de Medicina da USP, Inova HC e o MIT Hacking Medicine. A idealização foi de Cauê Gasparotto Bueno, aluno da Faculdade de Medicina da USP e ex-membro do MIT Hacking Medicine.

Cauê destaca a importância de reunir debates e palestras de personalidades ligadas à saúde e a inovação dos mercados público e privado. Além disso, o idealizador reforça o pioneirismo do Hackmed por reunir grupos multidisciplinares para debater os principais gargalos da saúde. “Isso torna o Hackmed uma experiência inédita em inovação na saúde.”

Ao todo, foram mais de 900 participantes, entre espectadores das conferências, voluntários, palestrantes, patrocinadores e integrantes da dinâmica do hackathon. As conferências tiveram grandes nomes como Jorge Paulo Lemann, fundador da 3G Capital e da Ab InBev, Dr. Masonari Aikawa, professor da Harvard Medical School e Dr. Robson Capasso, chefe da cirurgia do sono e professor da Stanford School of Medicine e Global Advisor do Stanford Byers Center for Biodesign, entre outros.


Devido ao sucesso do evento, a segunda edição já está confirmada para março/2021.




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP