Hospital Madre Teresa mantém liderança no tratamento de doenças do coração
13/02/2020

A equipe do HMT é uma das mais experientes do país, sendo indicada por médicos e procurada por pacientes de diversos estados.

Os profissionais em constante especialização aliados aos avanços tecnológicos, fazem do Hospital Madre Teresa (HMT) um centro de excelência na prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa de doenças cardiovasculares no Brasil e no exterior.

A equipe do HMT conta com médicos premiados e altamente capacitados constituindo o Heart Team (Time do Coração) – grupo multidisciplinar composto por cirurgiões cardiovasculares, hemodinamicistas, cardiologistas, ecocardiografistas, anestesistas entre outros.

A instituição é reconhecida nacionalmente pelo pioneirismo em procedimentos cardíacos de alta complexidade e cirurgias minimamente invasivas. Dentre elas destacamos o implante valvar aórtico transcateter, chamado de TAVI (em inglês, Transcatheter Aortic Valve Implantation) – um importante avanço da Medicina que vem diminuindo a mortalidade e aumentando a qualidade de vida de pacientes com estenose na valva aórtica (doença que causa o estreitamento de uma das válvulas cardíacas, dificultando a saída do sangue do coração para todo o corpo).

De acordo com a equipe, o TAVI é indicado para o tratamento de pacientes idosos de alto risco que apresentam essa doença, comum em pessoas acima de 70 anos.

Antigamente a única maneira de tratar a estenose na valva aórtica era a cirurgia cardíaca com abertura do tórax, hoje é minimamente invasivo, somente com sedação e anestesia local.

No Hospital Madre Teresa o procedimento é realizado por uma equipe certificada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) e pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia lntervencionista (SBHCI). Na instituição pode ser realizado na Hemodinâmica ou na sala híbrida (sala cirúrgica que alia procedimentos convencionais e intervenções minimamente invasivas endovasculares com tecnologia de ponta).

Inovação e Pioneirismo

O Heart Team do hospital foi o primeiro do estado a realizar o TAVI, no ano de 2011, além de ser a primeira instituição credenciada pela SBCCV a realizar a técnica.

A equipe é uma das mais experientes de Minas Gerais, sendo indicada por médicos e procurada por pacientes de outros estados. O Heart Team comemora: “no mês de dezembro de 2019, computamos mais de 220 TAVI’s realizados com sucesso. É um marco na história do Hospital Madre Teresa, uma alegria muito grande vermos as pessoas retornarem às suas atividades rotineiras com saúde e qualidade de vida”.

Centro de Treinamento em TAVI

O pioneirismo na realização de TAVI e a experiência adquirida ao longo dos anos, fez do Hospital um centro de treinamento. O HMT foi a primeira Instituição do estado certificada pelas SBCCV e SBHCI para ministrar o curso prático. As capacitações são realizadas nas salas de Hemodinâmica e são ministradas por médicos do Heart Team, denominados Proctor – especialistas certificados pelas Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia lntervencionista

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP