ANS assina acordo de cooperação para projeto-piloto de cuidado integral à saúde
14/02/2020

Acordo foi firmado com Hospital Oswaldo Cruz, IHI e SBMFC

Na terça-feira, 11/02, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) assinou o acordo de cooperação para o projeto Cuidado Integral à Saúde. O acordo foi firmado com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, com o Institute Healthcare Improvement (IHI) e com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).
O evento, realizado no auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, foi aberto pelo diretor-presidente do hospital, Paulo Bastian, que frisou a importância deste passo para a sociedade: ganhos em equidade de tratamento, além do profissional certo para cada caso, eliminado riscos para o paciente e desperdícios para a operadora de planos de saúde.
O diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Rodrigo Aguiar, relembrou o caminho percorrido até a chegada a este momento de lançamento da fase colaborativa do projeto, que é “uma medida efetiva e concreta para a mudança da atenção à saúde”. Rodrigo também agradeceu aos parceiros e à equipe de técnicos da ANS que trabalharam pela concretização desse projeto.
Após as saudações iniciais, o documento foi assinado pelas quatro entidades. Em seguida, o presidente da SBMFC, Daniel Knupp, fez uma apresentação sobre a relevância do modelo de atenção primária e como a insustentabilidade do setor pode impactar também a saúde pública, sobrecarregando-a.
Na sequência, Ana Paula Cavalcante, gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial, falou sobre a implementação do projeto-piloto de Cuidado Integral à Saúde. “O que a ANS pretende é estimular a troca do modelo vigente por um modelo que já é consagrado internacionalmente”, explicou a gerente, informando que as operadoras poderão verificar no site da ANS as formas de adesão ao projeto.
Fernando Faraco, representante do IHI, abordou a metodologia a ser aplicada no projeto e frisou a necessidade de engajamento das equipes atuantes para se alcançar um resultado positivo. Fernando falou ainda sobre o uso de indicadores e medição mensal para que os resultados sejam percebidos, impedindo que as equipes fiquem desmotivadas.
Encerrando as apresentações, Leonardo Piovesan, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explicou sobre as inovações que o modelo traz para o setor de saúde suplementar. Rodrigo Aguiar fez o encerramento do evento convidando as operadoras a aderirem ao projeto para que as mudanças no setor sejam reais e benéficas para os usuários de planos de saúde.




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP