Rede Meridional investe R$ 25 milhões em programa de Cirurgia Robótica
17/02/2020

A estrutura para receber o robô já está pronta e as cirurgias começarão em abril

O processo de inovação e investimentos em tecnologias na área da saúde está ligado diretamente à melhores e mais seguros resultados em cirurgias que acontecem ao redor do mundo. Uma das novidades na área é o Programa de Cirurgia Robótica. Com apenas 74 sistemas instalados no Brasil, ele chega ao Espírito Santo com promessa de uma nova etapa.

Com maior utilização nas áreas da urologia, ginecologia e cirurgia geral, a cirurgia robótica pode beneficiar pacientes na diminuição da dor e do desconforto no pós-operatório, na diminuição de perdas sanguíneas durante o procedimento, no menor tempo de permanência no hospital e, ainda, oferecer a oportunidade de retorno mais rápido às suas atividades diárias. Em cirurgias de próstata, por exemplo, há uma visão mais detalhada de estruturas fundamentais para otimizar a preservação da potência sexual e continência urinária.

A Rede Meridional, concluiu um investimento de R$ 25 milhões no robô da Vinci® Xi, que já tem estrutura pronta no Meridional Cariacica e começa a operar no mês de abril. Os médicos que irão manusear o robô passam por um treinamento em um centro que fica no Rio de Janeiro. O sistema cirúrgico é considerado o mais moderno do segmento robótico do mundo.

Com alta definição e tecnologia 3D, as imagens atingem mais de 10 vezes o tamanho na visualização, oferecendo sensação de profundidade, alto contraste das cores, inibindo os tremores humanos e trazendo uma grande comodidade ergonômica ao cirurgião. As cirurgias são realizadas pelo cirurgião que manuseia o da Vinci® através de controles tipo “joystick”. Este sistema reproduz os movimentos para os instrumentos robóticos que se tornam mais precisos e atingem posições difíceis, com amplitude de movimento maior que o punho humano. As incisões são menores que a cirurgia tradicional.

O CEO da Rede Meridional, Antônio Benjamim Neto, ressalta que a cirurgia robótica é uma opção de procedimento minimamente invasivo e que atende a diversas patologias. “A aquisição acompanha um programa de treinamento que irá capacitar às equipes envolvidas e dar maior segurança aos procedimentos realizados. Isso representa mais do que nossa dedicação com a excelência em assistência à saúde. Significa compromisso com nossos pacientes, e respeito à vida, aos altos padrões científicos e tecnológicos e à sociedade”, afirma Benjamim.

O programa de cirurgia robótica trabalha para assegurar a qualidade dos procedimentos e a segurança do paciente e não apenas no crescimento desses procedimentos. Os profissionais são acompanhados e avaliados por proctors (cirurgiões experientes e que supervisionam o treinamento), até que adquiram a proficiência desejada.

Benefícios para os pacientes

O alto nível de segurança do procedimento e a precisão garantida pelo robô da Vinci® trazem grandes benefícios aos pacientes:

• Menor tempo cirúrgico
• Cortes menores e menor sangramento
• Menor tempo de internação
• Diminuição das dores e complicações pós-cirúrgicas
• Rápida recuperação no período pós-operatório
Benefícios para o cirurgião
• Filtro de tremor das mãos
• Autonomia
• Ergonomia
• Precisão
• Visão 3D.
• Amplitude de movimentos maior que o punho humano

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP