Conheça as áreas da medicina que se aliaram a telerradiologia
18/02/2020

Laudos a distância beneficiam diferentes especialidades, desde a neurologia até odontologia

A telerradiologia é uma especialidade que viabiliza a emissão de laudos médicos a distância, sendo usada na área da radiologia para exames como raios-x, tomografia, ressonância magnética, mamografia, densitometria óssea e odontologia.

A solução é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que na Resolução 2.107/2014 estabelece o uso de tecnologias de informação e de comunicação (TICs) para envio de dados e imagens radiológicas visando a emissão do laudo médico.

O CFM entende que a telerradiologia permite a superação de desafios relacionados à distância e oferece suporte às atividades médicas locais.

Quais os benefícios da telerradiologia?

A difusão da telemedicina se deve aos diferentes benefícios proporcionados pela solução na oferta de serviços médicos. Conheça as principais vantagens a seguir!

Agilidade

O uso da internet para envio de dados e imagens de exames radiológicos reduz enormemente o tempo de resposta, sendo que processos mais ágeis garantem a entrega do resultado em menos tempo.

Qualidade

Os profissionais que atuam nas empresas de telerradiologia são especializados, o que garante a interpretação e apresentação dos achados do exame com mais profissionalismo e elevado grau de confiabilidade.

Custo benefício

Ao terceirizar uma parte da demanda de laudos médicos, as clínicas e hospitais facilitam a gestão de pessoas, processos e logística no setor de radiologia, o que garante que o custo benefício da solução seja vantajoso às companhias.

Quais áreas foram beneficiadas com a telemedicina?

A telerradiologia já faz parte do cotidiano de centros médicos, como clínicas e hospitais, mas cada vez mais se verifica as vantagens dessa alternativa para diversas especialidades.

A seguir conheça como a telemedicina voltada à radiologia pode melhorar a operação em diferentes áreas.

Neurologia

Entre os exames que podem ser laudados à distância por meio da telerradiologia está a ressonância magnética. Esse exame ajuda no diagnóstico de tumores, aneurismas, fraturas cranianas ou mesmo cefaleias.

Por se tratar de uma técnica avançada, a ressonância magnética demanda alta especialização e diferenciação dos profissionais médicos habilitados para laudar esse tipo de exame.

Oftalmologia

Na área da oftalmologia também houve benefícios em decorrência da telemedicina. O principal exame que pode ser laudado a distância é o de acuidade visual.

Nesse exame é avaliado o grau de aptidão do olho para perceber detalhes espaciais, o que ajuda o médico a verificar se há alterações na visão do paciente.

O exame pode ser realizado com auxílio ou não de optômetros e as informações são encaminhadas digitalmente para serem avaliadas remotamente por um especialista.

Cardiologia

A cardiologia é uma das principais especialidades médicas devido às altas taxas de óbito relacionadas às doenças cardíacas.

Um dos exames mais comuns que pode ser laudado a distância é o eletrocardiograma (ECG) que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos.

Ele ajuda na investigação de arritmias cardíacas, seja a taquicardia ou bradicardia, e também cardiopatias diversas. Atualmente, o ECG portátil está entre os exames mais usados na telemedicina.

Outro exame importante do coração que pode ser avaliado por meio da telerradiologia é o Holter, que consiste em um eletrocardiograma gravado, em geral, por 24 horas.

O aparelho conectado ao paciente faz a captação das informações pelo período indicado e a análise é realizada posteriormente, identificando alterações ao longo do dia.

Mastologia

Um dos exames preventivos mais realizados é a mamografia, utilizada para diagnosticar precocemente o câncer de mama.

Devido precisar ser realizado anualmente nas mulheres a partir dos 40 anos e até antes, em casos de pacientes com predisposição, a mamografia tem uma alta demanda.

Com a telerradiologia o exame pode ser realizado localmente e os dados enviados para uma análise terceirizada, o que pode ser particularmente útil em períodos de campanhas, como no mês da mulher (março) e outubro devido ao Outubro Rosa.

Odontologia

Na odontologia, os exames de imagem, como raios-x e tomografias, são necessários para diagnóstico e também antes de intervenções cirúrgicas. Alguns dos casos nos quais os laudos a distância são vantajosos incluem:

• para realização de cirurgia bucomaxilofacial, que identifica lesões e fraturas ósseas;

• na ortodontia para correção do posicionamentos dos dentes;

• na implantodontia devido a necessidade de uma investigação prévia antes da colocação de implantes dentários;

• para tratamentos da periodontia, especialidade focada na identificação de perdas ósseas.

Os laudos para odontologia, assim como nas demais especialidades médicas beneficiadas com a telerradiologia, garantem mais agilidade e qualidade na identificação de patologias e encaminhado do paciente ao tratamento mais adequado.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP