Opy Health chega ao mercado com a primeira operação: Hospital Metropolitano em BH
12/03/2020

Com R$ 200 milhões de capital disponível para investimento, a plataforma marca a entrada da gestora IG4 Capital no setor de saúde

A Opy Health, braço de investimentos no setor de saúde da IG4 Capital, chega ao mercado com foco na gestão de ativos privados e Parcerias Público-Privadas (PPPs). A empresa aportará capacidade de investimento, expansão e, sobretudo, eficiência operacional na gestão de infraestrutura e prestação de serviços não assistenciais. A Opy Health inicia suas operações com R$ 200 milhões de capital disponível para novos investimentos. Seu lançamento marca a entrada da IG4 Capital no setor de saúde e a inauguração de uma cadeia de ativos neste segmento.

“Nosso objetivo é ajudar a transformar a qualidade da saúde do Brasil por meio de investimentos estratégicos e uma gestão operacional eficiente. Estudos mostram que o custo por leito em Parcerias Público-Privadas é de 20% a 30% menor do que em hospitais com administração 100% pública”, explica Otávio Silveira, CEO da Opy Health.

O primeiro contrato da companhia é o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, em Belo Horizonte (MG), que contou com investimento de mais de R$ 220 milhões. A Opy Health passa a controlar a concessionária Novo Metropolitano e cuidar de todo suporte administrativo e operacional de áreas como limpeza, alimentação, recepção, segurança, logística interna, entre outras. O objetivo é oferecer serviços de excelência e atendimento humanizado para que que médicos e equipe de enfermagem tenham ambiente organizado, limpo e seguro, além de centros cirúrgicos, equipamentos, remédios e materiais sempre disponíveis. Tudo isso com uma infraestrutura de tecnologia que permite que a operação do hospital seja realizada de forma 100% digital. Atualmente, o hospital possui 460 leitos e 16 salas de cirurgia, além de ter um Centro Diagnóstico por Imagem e de Tratamento de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Entre as melhorias previstas pela Opy Health para o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, está a instalação de farmácias satélites totalmente automatizadas, medida que permitirá ampliar o controle e segurança da gestão e da logística interna de distribuição de medicamentos. O objetivo é integrar e digitalizar todo o processo, da recepção dos medicamentos no almoxarifado até o quarto, UTI ou centro cirúrgico para que os pacientes tenham o remédio ou material apropriado na hora certa.

O hospital opera exclusivamente pelo SUS e a parceria tem prazo de 20 anos (até 2035), podendo ser estendida por mais 15 anos. Com as otimizações processuais, a Opy Health espera economizar cerca de R$ 40 milhões ao longo da concessão. Um ganho social importante, uma vez que a Prefeitura poderá utilizar esse montante em novos investimentos ou, ainda, reverter este ganho em melhorias na infraestrutura e atendimento do Hospital Metropolitano.

Mercado e área de atuação

De acordo com Silveira, o mercado de saúde brasileiro movimenta cerca de R$ 20 bilhões anualmente e à medida que a população mundial envelhece, aumenta a necessidade de oferta, acessibilidade e eficiência no setor de saúde. Esse cenário estimula novos formatos de parcerias e sinergias entre os envolvidos na cadeia – poder público, corpo médico, gestão hospitalar, planos de saúde, laboratórios, indústria e varejo farmacêutico. Neste contexto, a Opy Health inicia sua atuação por meio da operação de um hospital público, em regime de PPPs. Atualmente, instituições públicas representam mais de 60% do mercado de saúde no país. “Trata-se de um segmento com grande carência em termos de eficiência na gestão e que ainda não havia recebido a atenção de fundos de investimento”, explica o CEO da OPY Health.

Além da aquisição concluída recentemente, a expectativa é que ainda no primeiro trimestre deste ano a Opy Health anuncie a integração de um novo ativo à plataforma. “A Opy Health chega ao setor de saúde trazendo toda a sua experiência em prestação de serviços públicos sob concessão, estruturação e reestruturação de negócios, estratégia empresarial e gestão regulatória, permitindo que a equipe clínica concentre todos os seus esforços para garantir um melhor atendimento médico aos pacientes”, finaliza Silveira.





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