Hospital das Clínicas de São Paulo moderniza o gerenciamento de medicamentos
12/03/2020

Processo tem a expertise do Grupo UniHealth e envolve investimentos em automação e infraestrutura para a operacionalização de mais de 24,5 milhões de unidades de medicamentos e insumos médicos por mês

A UniHealth Logística Hospitalar, reconhecida pela gestão de medicamentos e insumos médicos de instituições públicas e privadas de saúde no Brasil e no exterior, é a nova responsável pela logística do setor do Hospital das Clínicas de São Paulo, o maior complexo hospitalar da América Latina, com mais de 2.400 leitos e movimentação de cerca de 24,5 milhões de unidades de medicamentos e insumos médicos por mês. Com um contrato que pode durar até cinco anos, a aposta do Hospital com a contratação da empresa é na sua expertise com grandes e complexas operações de saúde e seus constantes investimentos em tecnologia de ponta.
Segundo José Antonio Pamplona Filho, Gerente de Logística do HC, “o objetivo é gerar mais eficiência e segurança em todo o fluxo pela experiência da UniHealth no segmento, e com a qual acreditamos ser possível dar um novo e importante passo na gestão da nossa cadeia de suprimentos, com ganhos importantes em processos de automação das operações”.
O projeto capitaneado pela UniHealth beneficia gestores, colaboradores e pacientes que passam a contar com um sistema com 100% de rastreabilidade e transparência em todas as demandas envolvendo os insumos e medicamentos da Instituição, com cruzamento de dados de cada requisição ao centro de custo consumidor, seja ele uma farmácia, uma unidade de internação ou uma área administrativa.
Segundo a diretora de novos negócios da UniHealth, Mayuli Fonseca, “a infraestrutura totalmente automatizada com tecnologia de ponta permite o fracionamento de todos os insumos e medicamentos em sua dose mínima de consumo, com mapeamento total de seu percurso até o centro de custo, evitando rupturas de estoque, bem como desvios e desperdícios”.
Dentre algumas das ações para agregar à economia para a instituição está a alocação do estoque dos materiais no Centro de Distribuição do Grupo UniHealth, permitindo melhor aproveitamento dos espaços do Hospital para o atendimento aos pacientes. O abastecimento é realizado de forma periódica, orientado por sistema inteligente de controle de consumo da Instituição. O fluxo também conta com pontos de apoio espalhados dentro do próprio complexo para situações de emergência.
“Estamos acostumados com grandes desafios em projetos que assumimos dentro e fora do Brasil, sempre realizados com sucesso, e temos certeza de que este é mais um ótimo exemplo tangível para o segmento de como a terceirização da logística hospitalar profissional, ética e muito bem estruturada não é apenas possível como é muito bem indicada, seja qual for o formato e estrutura do serviço.”, relata Mayuli.
Pamplona Filho afirma que já no primeiro mês o nível do profissionalismo e a qualidade da gestão operacional já puderam ser notados com grandes mudanças. “Foi perceptível durante o inicio da implementação o atendimento das expectativas e a parceria que só cresce nos dando confiança de um trabalho gratificante e importante para todos os envolvidos e beneficiados por esta gestão”.
Para conhecer um pouco da operação logística de medicamentos da UniHealth para instituições de saúde, acesse: Os caminhos dos medicamentos e insumos médicos




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP