Alemanha aprova pacote de mais de 750 bi de euros contra coronavírus
23/03/2020
O governo da Alemanha anunciou nesta segunda-feira um pacote de cerca de 750 bilhões de euros para combater o impacto social e econômico da pandemia do novo coronavírus.
 
As medidas aprovadas hoje suspendem temporariamente o chamado “freio da dívida”, previsto na Constituição, para que o governo de Angela Merkel seja autorizado a captar 156 bilhões de euros, equivalente a 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB), e suplementar o orçamento público.
 
Além disso, a Alemanha reativará um fundo de estabilização de empresas criado durante a crise financeira de 2008/09. Serão 600 bilhões de euros para conceder empréstimos e garantias às companhias. Do total, 100 bilhões poderão ser usados para recapitalização e até para a compra participações das empresas mais afetadas.
 
A premiê Angela Merkel, em isolamento desde ontem após ter tido contato com um médico que contraiu a covid-19, participou da reunião virtualmente. Segundo o ministro de Finanças, Olaf Scholz, ela não apresenta sintomas e está em boas condições de saúde.
 
Nas últimas semanas, a Alemanha já havia anunciado um fundo de crédito ilimitado para garantir liquidez às empresas. As regras para redução da jornada com garantia de emprego também foram flexibilizadas para proteger os trabalhadores alemães.
 




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP