Associação do setor diagnóstico solicita à Anvisa liberação imediata de insumos para exames de Covid-19
24/03/2020

A criac?a?o de um canal direto de comunicac?a?o entre as entidades ajudara? com que os materiais cheguem rapidamente aos laborato?rios, garantindo o atendimento a? populac?a?o durante o pico da pandemia

A Associac?a?o Brasileira de Medicina Diagno?stica (Abramed) encaminhou nesta quinta-feira (19) um ofi?cio ao diretor-presidente da Age?ncia Nacional de Vigila?ncia Sanita?ria (Anvisa), Anto?nio Barra Torres, solicitando a liberac?a?o imediata de insumos necessa?rios para exames laboratoriais para diagno?stico do COVID-19. As empresas associadas a? Abramed representam mais de 50% de todos os exames realizados pela sau?de suplementar no pai?s.

No texto, a Abramed alerta que a alta demanda de exames laboratoriais para o diagno?stico do COVID-19 trouxe ao setor de medicina diagno?stica brasileiro a preocupac?a?o com a falta de insumos necessa?rios para a realizac?a?o desses exames. “Os reagentes usados nos exames laboratoriais para o diagno?stico do coronavi?rus sa?o importados e enfrentam os tra?mites estabelecidos pela Anvisa para entrada no Brasil. Entretanto, diante de um cena?rio de crise, solicitamos a colaborac?a?o da Anvisa para imediata liberac?a?o destes insumos ao chegarem ao pai?s”, destacou a Associac?a?o em nota.

Os exames laboratoriais e de imagem sa?o responsa?veis pelo diagno?stico do novo coronavi?rus, etapa fundamental na?o apenas para o tratamento de casos detectados, mas tambe?m para o isolamento de pacientes durante o peri?odo recomendado pelas autoridades me?dicas, segundo recomenda o Ministe?rio da Sau?de. A finalidade deste ofi?cio e? desburocratizar a importac?a?o desses materiais a fim de ampliar a capacidade de testes no pai?s e, assim, garantir o atendimento a? populac?a?o durante pico da pandemia. Com esse procedimento, os insumos importados sera?o enquadrados na categoria priorita?ria das petic?o?es de registro.

A Abramed tambe?m destaca no documento a solicitac?a?o da criac?a?o de um canal direto de comunicac?a?o a? Anvisa. O objetivo e? que a Associac?a?o possa informar a chegada dos insumos importados para a imediata liberac?a?o por parte da Age?ncia para que os insumos cheguem rapidamente aos laborato?rios que realizam os exames. “Diante da grave situac?a?o de sau?de pu?blica que atravessa nosso pai?s devido a pandemia do novo coronavi?rus, a Abramed esta? empenhada em contribuir e agradece a oportunidade de interlocuc?a?o com a Anvisa”, diz texto.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP