Em índice da ANS, oito Unimeds se destacam entre as dez operadoras de saúde mais bem avaliadas do País
01/04/2020

IDSS 2019, divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), classifica 84% das 263 cooperativas, e uma seguradora, do Sistema Unimed nas duas maiores faixas do ranking que avalia a qualidade assistencial

De acordo com o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2019 – ano-base 2018, divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), oito das dez operadoras mais bem qualificadas são Unimeds. O indicador classifica o setor em notas de zero a 1,0, avaliando a qualidade assistencial em todo o País, e está dentro do Programa de Qualificação das Operadoras, conduzido pela própria agência reguladora.

Estão em destaque no topo do ranking as seguintes Unimeds:

· 1º lugar – Unimed de Santa Bárbara D´Oeste e Americana (SP)

· 3º Lugar – Unimed Encosta da Serra (RS)

· 5º Lugar – Unimed Piracicaba (SP)

· 6º Lugar – Unimed Vitória (ES)

· 7º Lugar – Seguros Unimed

· 8º Lugar – Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (RS)

· 9º Lugar – Unimed Pato Branco (PR)

· 10º Lugar – Unimed Belo Horizonte (BH)

O IDSS permite a avaliação anual do desempenho das operadoras por meio de um conjunto de indicadores voltados à qualidade de atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade no mercado e gestão de processos e regulação – inclusive, a ANS introduziu indicadores que avaliaram aspectos estratégicos como a avaliação do reajuste aplicado aos planos coletivos e a comercialização dos individuais para o ano-base 2018.

“A excelência é intrínseca ao Sistema Unimed e este resultado é mais uma prova disso. Com um trabalho voltado à atenção à saúde do beneficiário e às melhores condições de trabalho ao cooperado, nossas cooperativas e empresas auxiliares têm sido capazes de contribuir decisivamente para o desenvolvimento socioeconômico das regiões que atuam, ao mesmo tempo em que são peças fundamentais em infraestrutura e práticas médicas na grande maioria do País”, afirma Orestes Pullin, presidente da Unimed do Brasil, cooperativa que representa institucionalmente a marca Unimed. “Para apoiá-las, a Unimed do Brasil disponibiliza iniciativas como o Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade, que hoje certifica 166 Unimeds, e projetos como o Programa Qualifica Unimed, já concluído por 55 cooperativas, das quais 90% evoluíram seu IDSS.”

O levantamento mostra que, das 264 instituições do Sistema Unimed que atuam como operadoras e participaram da avaliação, 84% estão nas duas faixas mais altas da classificação.

Odonto – O Sistema Unimed apresenta resultado positivo também no segmento odontológico, como mostra o índice obtido pela Unimed Odonto, empresa subsidiária da Seguros Unimed. A companhia obteve nota máxima em Sustentabilidade no Mercado e Qualidade em Atenção de Saúde. Em comparação com as operadoras odontológicas de grande porte (acima de 100 mil beneficiários), a Unimed Odonto figura como a segunda mais bem avaliada do País, com 0,7954.

Para mais informações sobre o IDSS 2019, acesse o site da ANS.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP