COVID-19: Hospitais ganham solução que estima, de forma preditiva, os recursos necessários para lutar contra a pandemia
02/04/2020
  • O CovidCare foi desenvolvido por Dirk Paessler – fundador da Paessler, empresa de monitoração de redes – em conjunto com desenvolvedores voluntários;
  • Gratuita, aplicação prevê quantos leitos comuns e de UTI, além de medicamentos e equipamentos como ventiladores mecânicos, um hospital necessitará para atender os pacientes de COVID-19 de sua região.

A Paessler, empresa especializada em monitoração de redes, anuncia que seu fundador, Dirk Paessler, com apoio de vários desenvolvedores voluntários, participou do desenvolvimento do CovidCare. Disponível gratuitamente no link Covidcare, o CovidCare oferece aos administradores hospitalares e médicos a possibilidade de prever cenários potenciais de uso de recursos em meio à crise do COVID-19. A partir da análise de diversas informações estatísticas, o CovidCare informa, de forma preditiva, quantos recursos um hospital de uma determinada região geográfica irá necessitar para atender seus pacientes. Isso inclui dados como espaço (leitos) do Pronto Socorro, UTI e ambulatórios, volume de remédios e materiais necessários para tratamento dos pacientes, número de ventiladores mecânicos que deveriam estar disponíveis para atender a próxima leva de pessoas contaminadas pelo COVID-19, etc. A plataforma está disponível em oito idiomas, com outras versões em processo de desenvolvimento.

Embora esta solução tenha sido desenvolvida a pedido de um hospital alemão, o Covidcare pode ser usado por hospitais do mundo todo.

A Paessler patrocinará esse projeto com recursos de diversos de seus departamentos (desde desenvolvimento até marketing).

Esse projeto foi iniciado pelo Prof. Dr. Harald Dormann, presidente de uma fundação alemã para medicina emergencial (Deutsche Stiftung Akut- und Notfallmedizin), do Hospital Municipal de Fürth, na Bavária, Alemanha. Sua preocupação era de que a clínica poderia esgotar seus leitos para cuidados intensivos devido a um número desconhecido de pacientes de coronavírus.

O Prof. Dr. Harald Dormann entrou em contato com o fundador da Paessler, Dirk Paessler, e lhe pediu para desenvolver uma ferramenta preditiva para estimar o fluxo esperado de pacientes do COVID-19 buscando tratamento no Hospital Municipal de Fürth. A meta era conquistar, com essa solução, cerca de 2 a 4 semanas de visibilidade. A primeira versão da calculadora foi colocada online após 2 dias, em 20 de março de 2020, após uma maratona de desenvolvimento da qual vários funcionários da Paessler participaram, trabalhando em seu tempo livre.

“Como membro de diversas equipes de crise e médico chefe de um departamento de emergência responsável pelo cuidado com mais de 250.000 habitantes, para mim é extremamente importante estimar, de maneira preditiva, os números esperados de pacientes”, explica o Dr. Dormann. Segundo o médico, quanto mais exato for o planejamento dos recursos feito com base em estimativas, melhor capacitado estará o hospital para atender pacientes neste momento de crise.

“Essa é a razão de termos desenvolvido o Covidcare – a meta é usar os cálculos dessa plataforma para planejar com a maior precisão recursos como pessoal, materiais e outras necessidades das unidades de terapia intensiva”. Na Clinic Furth, as equipes de gerenciamento de crise utilizam as informações geradas pelo Covidcare para implementar, em curto prazo, qualquer mudança que possa ser necessária. “Nosso objetivo é fornecer a todos os pacientes o melhor atendimento médico possível. Meus colegas dos prontos-socorros e clínicas estão convencidos de que uma solução como o Covidcare nos aproximará de nossa meta de bom atendimento médico em tempos de crise, além de nos capacitar a proteger os nossos funcionários”.

Uma representação detalhada sobre o desenvolvimento da Covidcare e sua conexão com a Paessler pode ser encontrada aqui.

Para documentação técnica, consulte o site.

Nota: Esse serviço online foi criado com muito cuidado, mas também sob extrema pressão temporal (menos de 72 horas desde a ideia até a operacionalização do website). Os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma estão confiantes de que os cálculos gerados pelo Covidcare fornecerão resultados úteis. Mas não é possível garantir isso, já que as premissas formuladas no modelo de cálculo se baseiam em literatura especializada publicada até o momento do desenvolvimento do software e, por isso, sujeitas a alterações futuras. É recomendável que o gestor hospitalar usuário do Covidcare verifique a plausibilidade, checando a relação entre os resultados calculados e os dados específicos inseridos na solução.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP