Mais de 5 milhões de pessoas já buscaram serviços do TeleSUS, diz ministério
15/04/2020
O Ministério da Saúde informa que, até o momento, 5,7 milhões de pessoas já buscaram os serviços do TeleSUS, que permite à população tirar dúvidas e se consultar com um profissional de saúde: por telefone, ligando para o Disque Saúde 136; pelo chatbot disponível na página do Ministério da Saúde na internet; ou baixando o aplicativo Coronavírus SUS gratuitamente.
 
Desse total, 2,4 milhões de pessoas já foram avaliadas sobre os sintomas do coronavírus sem precisarem sair de casa, sendo que 92,5% foram consideradas saudáveis, 4,1% de baixo risco, 1% de risco moderado e 2,4% de risco alto.
 
Ao buscar um desses canais ou receber uma ligação do Ministério da Saúde, as pessoas podem ser encaminhadas para o teleatendimento pré-clínico com profissionais de saúde. Até terça-feira, 14, 78,5 mil pessoas realizaram teleconsulta com médicos, enfermeiros ou técnicos de enfermagem.
 
Além disso, 183,3 mil pessoas foram ou ainda estão sendo acompanhadas, diariamente ou a cada dois dias, a depender de cada caso. Das pessoas que já foram acompanhadas, 70% apresentaram melhora, 24% permaneceram estáveis e 6% pioraram e foram orientadas a procurar o posto de saúde mais próximo ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
 
Além disso, o Ministério da Saúde pretende entrar em contato com mais de 120 milhões de brasileiros por meio da Busca Ativa. Desde o dia 1º de abril, quando o TeleSUS foi lançado, 2,2 milhões de ligações automáticas já foram efetivadas. Essas chamadas servem para acompanhar a evolução da doença e mapear áreas de risco de contágio do coronavírus, a partir da identificação precoce de pessoas com sinais e sintomas de síndrome gripal. Esse mecanismo permite identificar antecipadamente pessoas vulneráveis, com sinais e sintomas de infecção por coronavírus e encontrar possíveis casos.
 
 
Fonte: Valor




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