Empresa curitibana oferece tecnologia para a triagem de pacientes
16/04/2020

Com diversas aplicações, a Inteligência Artificial tem sido uma forte aliada na otimização de processos para médicos e pacientes

Inúmeras mudanças no setor da saúde foram realizadas para otimizar atendimentos e se adequar à realidade mundial. Nesse momento delicado, a tecnologia deixou de ser coadjuvante para tornar-se precursora de mudanças que deixarão grande impacto na sociedade e nos modelos tradicionais de atendimento para o segmento.

Uma dessas mudanças é o uso da telemedicina. Em desenvolvimento há muitos anos, obteve atenção e espaço desde sua regulamentação no dia 20 de março de 2020, em caráter provisório e excepcional, pelo Ministério da Saúde. A verdade é que a pandemia da Covid-19 antecipou hábitos que levariam anos para ganhar escala, como consequência, alternativas que otimizam o atendimento de forma remota estão na linha de frente nesse enfrentamento.

A Nexcore Tecnologia, especialista no desenvolvimento de softwares de gestão e comunicação unificada, já observou um aumento crescente pelas soluções tecnológicas que oferece, incluindo o pacote Omnichannel para home office. A plataforma é embasada na Inteligência Artificial para facilitar a vida dos gestores e aumentar a produtividade das empresas. “Modelos de softwares como o nosso, deixaram de ser uma tecnologia intangível e ganharam força em vários setores econômicos. Na área da saúde, por exemplo, é aliada no processo de comunicação entre pacientes e hospitais, clínicas, profissionais autônomos e outros, porque pode ser customizada de acordo com a necessidade de cada empresa e convertida em diferentes ações, como telefonia (receptiva e ativa) e os assistentes virtuais, por voz ou texto (voicebots ou chatbots) que realizam triagem, atendimento remoto e solucionam dúvidas 24 horas por dia, 7 dias por semana”, explica Deivis Santos, Chief Business Officer (CBO) da empresa.

Nenhum serviço digital substitui os profissionais de saúde, obviamente, mas agilizam os atendimentos, com qualidade e humanização. Os softwares de comunicação Omnichannel são complementares e fundamentais, especialmente em tempos de home office e hoje, podem ser implantados em nuvem, o que garante rapidez na implantação, segurança e baixo investimento em infraestrutura.

Na prática

Os assistentes virtuais, sejam de voz ou texto, ajudam a aliviar a carga administrativa e de gerenciamento dos profissionais de saúde. Os chatbots, por exemplo, podem realizar uma triagem inicial associada à demanda do paciente, ajudando a identificar se há algo errado e encaminhar ao profissional adequado, ou ainda, ao departamento correto, em caso de dúvidas ou resolução de problemas como segunda via de boleto, plano de saúde, datas e agendamentos, entre outros. Já existem softwares específicos no mercado com diferentes funcionalidades, ou ainda os softwares como o Nexus, capaz de ser customizado de acordo com a necessidade do cliente.Ou seja, há muitas possibilidades e ferramentas para o setor.

Um exemplo é a utilização da tecnologia com diferentes objetivos pelo Grupo Opty. Com a missão de prover excelência médica em oftalmologia com atendimento humanizado, o grupo utiliza o software da Nexcore para gestão e controle tanto de dados quanto de pessoas. Além disso, a ferramenta é um PABX receptivo no call center do grupo, e é utilizada também como motor de vendas através do módulo discador automático. “A solução apresenta um excelente posicionamento estratégico e tático para o processo de discagem, trazendo bons ganhos em escalabilidade e alô”, afirma Lucas Solar, head de operações call center nacional da empresa. Atualmente, esse é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 20 empresas oftalmológicas, 1700 colaboradores e mais de 560 médicos oftalmologistas. Para o executivo existe a possibilidade de adaptar a mesma tecnologia da Nexcore para a telemedicina: “Acho que poderia ser usada para esse fim por nós e pelo mercado da saúde como um todo”.

Na telemedicina

Sua aplicação para telemedicina permite fornecer informações aos pacientes como especialidades, horários de pico e de atendimento, agendamento de consultas e exames, tudo sem precisar falar com uma pessoa. Também pode evoluir para análise de laudos à distância, consulta entre médicos, intermediação de consultas com paciente e dois médicos, consultas com o intermédio de farmacêuticos, entre outras ramificações. Já hospitais e planos de saúde podem utilizar os recursos para comunicação em massa, aumentando a produtividade, reduzindo tempo de espera e, consequentemente, ampliando o relacionamento com seus clientes.

Alessandro Constantini, diretor administrativo do Hospital Cardiológico Constantini, acredita que a telemedicina é uma ferramenta que veio para ficar. “Se antes não tinha a regulamentação dos órgãos oficiais, agora está tendo e, durante a pandemia, é muito útil para o paciente ter contato com seu médico, seja para ajustes de medicações ou falar de sintomas. Não vai substituir uma consulta, mas a tele orientação é muito útil para evitar que o paciente saia de casa de forma desnecessária, e para que ele vá até seu médico somente quando precisar mesmo”, pontua.

Se primeiro a tecnologia ganha espaço em função da crise, Constantini também acredita que depois que passar a pandemia as ferramentas continuarão a ser usadas para tele orientação pré consulta. O hospital vê a possibilidade de expandir a aplicação do software da Nexcore, com atendimento orientado pelos especialistas. “Isso porque a telemedicina ou tele orientação são para além desse momento e os hospitais precisarão de parceiros que consigam aplicar a tecnologia no sistema de gestão do hospital e facilitar que usuário e médico se conectem”, prevê.

No mundo e no Brasil


Apesar de existirem diversas boas práticas ao redor do mundo, de a tecnologia estar pronta para o atendimento à distância em um mundo onde os smartphones são praticamente onipresentes, e da regulamentação em vigência, a telemedicina ainda é uma prática limitada no Brasil e que está em análise após consulta pública do Conselho Federal de Medicina realizada em fevereiro. Uma vez estabelecidos os parâmetros legais, a tecnologia estará a serviço da Saúde, como já acontece em outros países, e será um caminho para o atendimento contínuo da população.




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