Grupo Fleury aprimora planejamento de demanda com relevante geração de valor
01/06/2020

Empresa protagonista em medicina diagnóstica no Brasil ganhou premiação internacional da FICO nas categorias de Inteligência Artificial, Machine Learning e Otimização

O Grupo Fleury, uma das maiores empresas de medicina diagnóstica do Brasil, aprimorou sua ferramenta de gerenciamento de planejamento de demanda conhecida como Fleury Forecaster. Construída na plataforma FICO® Xpress para otimizar suas operações e reduzir o tempo necessário para criar previsões de vendas de um mês para meia hora, ela contribui para melhorar a alocação de recursos, planejar em múltiplos horizontes de tempo e identificar oportunidades de geração de valor.

Por suas conquistas, o Grupo Fleury ganhou o FICO® Decisions Awards 2019 na categoria IA, Machine Learning e Otimização. O prêmio é uma iniciativa da FICO e tem como objetivo reconhecer projetos que aplicam tecnologias de forma inovadora e com resultados mensuráveis.

Um processo robusto de planejamento da demanda é essencial para a alocação eficaz de recursos e ofertas em diferentes níveis de detalhe, o que garante que as operações estejam cumprindo o plano de negócios da empresa. Para conseguir isso, uma equipe conjunta de especialistas do Grupo Fleury e da FICO aprimorou ainda mais o Fleury Forecaster existente para gerenciar um contínuo crescimento de demanda e melhorar o nível de automação, detalhes, relatórios e facilidade das ferramentas de gestão.

“Com mais de 3.500 testes sendo realizados em cerca de 300 locais, a FICO nos ajudou a construir uma plataforma robusta, capaz de lidar com uma complexa dinâmica de gestão de demanda”, disse Eduardo Bianchetti, gerente de Precificação, Inteligência e Planejamento Comercial do Grupo Fleury.

“O maior desafio deste projeto foi construir uma solução personalizada que endereçasse as peculiaridades inerentes ao setor de medicina diagnóstica e capturasse o profundo conhecimento de nossa equipe. Equilibramos riqueza de detalhes e velocidade de desempenho, possível através de um trabalho desenvolvido a quatro mãos entre os times da FICO e do Grupo Fleury. Conseguimos desenhar uma solução capaz de usar a “Inteligência Aumentada”, integrando inteligência artificial e machine learning com o conhecimento de negócios de nossos especialistas”, completou Bianchetti.

Outro aspecto importante da solução é a capacidade de analisar o desempenho de previsões anteriores para ajudar a melhorar os próximos resultados. Os usuários podem ver isso em painéis intuitivos que os ajudam a entender a precisão da previsão e como cada etapa do processo de construção das previsões geradas agrega valor ao resultado final.

Outra funcionalidade desenvolvida foi estimar a demanda potencial – essencialmente as vendas possíveis, se não houvesse restrições de oferta – o que era importante para encontrar oportunidades de receita com maior velocidade. A solução criou uma previsão de vendas automatizada e mais precisa, que tornou todo o processo de planejamento da demanda mais rápido e confiável. Como resultado, a empresa está mais confiante sobre as previsões que formam o plano de negócios da companhia.

“O Grupo Fleury construiu um mecanismo de inteligência de negócios que potencializa seu planejamento em direção a ganhos de rentabilidade”, disse Alexandre Graff, presidente da FICO para América Latina e Caribe. “Esta solução é um ótimo exemplo de como podemos aplicar técnicas de inteligência artificial e machine learning em uma plataforma para otimizar o desempenho e os processos de uma empresa”.

“O Grupo Fleury continuou a desenvolver sua plataforma analítica para obter resultados excepcionais”, disse Les Yeamans, fundador da RT Insights e um dos jurados do FICO Decisions Awards. “Projetos analíticos como esse podem ser como escrever um ótimo romance, cada capítulo concluído leva você à próxima ideia. Eles definitivamente capitalizaram ao criar seu próprio sucesso”.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP