TeleUTI do InCor apoia hospitais da rede pública no combate à pandemia
01/06/2020

Estado de São Paulo conta com tecnologia de ponta para centralizar informações sobre a Covid-19

A TeleUTI é uma importante ferramenta de estudos e pesquisas clínicas que se torna ainda mais relevante durante a pandemia de Covid-19. A doença causada pelo novo coronavírus praticamente impossibilita as reuniões e conferências off-line, enquanto torna premente a troca de experiências entre médicos e especialistas.

Em 2009, o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor-HC FMUSP) criou o Centro Incor de Telemedicina e Telessaúde (CITT). Em 2013,inaugurou sua unidade de Telemedicina, passando a integrar o grupo de hospitais da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). Assim, aumentou a capacidade de realização de videoconferências a partir do Incor para outros locais do Brasil e do exterior.

Para atender e demanda nas UTIs de um conjunto de Hospitais da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o Prof. Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho, Professor Titular de Pneumologia do InCor – HC FMUSP implantou o serviço de TeleUTI, funcionando 7 dias por semana, para apoio a essas unidades assistenciais. O serviço de TeleUTI passou a ser oferecido a partir de duas Salas Virtuais na Rede Rute, por meio do serviço de Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Nelas, são discutidoscasos clínicos com a equipe assistencial, e também realizadas capacitações direcionadas para atendimentos do paciente em insuficiência respiratória graves. Dessa forma, a TeleUTI do InCor atua também como referência no tratamento da Covid-19, conta Prof. Carlos Carvalho, Diretor da Divisão de Pneumologia do InCor – HC FMUSP.

O diretor do Serviço de Informática (SInfo) do InCor-HC FMUSP, Marco Antonio Gutierrez, esclarece que, durante as discussões, as informações clínicas dos pacientes são armazenadas no REDCap, um aplicativo seguro para criar e gerenciar pesquisas clínicas e bancos de dados on-line. Embora o REDCap possa ser usado para coletar praticamente qualquer tipo de dado, ele é especificamente voltado para oferecer suporte à captura de dados off-line, colhidos na clínica, assim como resultados de exames laboratoriais e parâmetros funcionais respiratórios. A definição do conjunto de dados clínicos a serem coletados para a discussão foram definidos para direcionar a equipe para o protocolo de atendimentos destes pacientes, definido pela equipe de Pneumologia do InCor-HC FMUSP. “Após 1 mês de implantação da rede para atendimento dos casos da pandemia de Covid-19, foram realizadas mais de 500 discussões de casos clínicos, bem como treinamentos baseado em protocolos desenvolvidos pela equipe do InCor-HCFMUSP para as equipes dos hospitais participantes, utilizando a infraestrutura que foi construída com o apoio da RNP”, conta Paula Gobi Scudeller, assistente da Divisão de Pneumologia do Incor – HCFMUSP.

O REDCap é mantido por uma vasta rede de colaboradores e parceiros institucionais em mais de cem países, sendo o Hospital das Clínicas uma das Instituições participantes dessa rede. Atualmente, 9hospitais públicos do estado de São Paulo participam deste esforço da Rede TeleUTI: Mandaqui, Vila Penteado, Ipiranga, Regional de Osasco, Padre Bento, Guilherme Álvaro, Taipas, Regional Sul e Vila Nova Cachoeirinha. 





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP