Covid 19: Parcerias estimulam a qualidade e precisão dos testes
17/06/2020

Para assegurar excelência e transparência dos diagnósticos para detecção do novo Coronavírus, Controllab desenvolve programa pioneiro para avaliar métodos clínicos e, com apoio da equipe P&D do Grupo Sabin, o ensaio segue para segunda fase esta semana

O Brasil chegou à marca de 867 mil casos de novo Coronavírus e se tornou o segundo país com o maior número de casos da doença no mundo. Mas, agora uma iniciativa conjunta em favor da medicina diagnóstica faz com que o país dê um passo importante no enfrentamento à pandemia.

Com apoio da equipe de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Sabin, a Controllab – empresa que oferece soluções para controle de qualidade para laboratórios de diversos países – em parceria com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC/ML), iniciou o primeiro Ensaio de Proficiência (EP) brasileiro. Dividido em etapas, a primeira fase do programa produziu uma análise das práticas laboratoriais adotadas no país, de acordo com as recomendações e normativas técnicas e regulatórias.

Ferramenta de extrema relevância para avaliar o desempenho dos laboratórios, o ensaio foi possível graças à parceria com o Grupo Sabin, que permitiu a doação de amostras para a realização das análises. A partir do envio deste material, a equipe de especialistas da Controllab iniciou o estudo dos processos e sistemas de controle interno dos 124 laboratórios nacionais que aderiram à iniciativa. O médico Rafael Jácomo, Diretor Técnico do Grupo Sabin, explicou como esta parceria é fundamental para assegurar precisão de resultados dos exames. “O Grupo Sabin é uma empresa comprometida em oferecer serviços de medicina diagnóstica de excelência e vimos nesta iniciativa uma forma de contribuir muito significativamente com esta missão. Por isso, nossa equipe, composta pelo Dr. Gustavo Barcelos Barra, Dra. Ticiane Henriques Santa Rita, Dr. Pedro Goes Mesquita se aliou à causa. Sabemos que é um momento delicado para a saúde da população e atuar em iniciativas que garantam confiabilidade, credibilidade e qualidade dos laudos é imprescindível”, esclarece o especialista.

A partir dos primeiros dados coletados, é possível destacar o desempenho dos sistemas analíticos utilizados no Brasil. Os resultados deste levantamento, constam no relatório disponível no site.


O Ensaio de Proficiência integra o sistema de monitoramento analítico dos laboratórios e nesta terça-feira, 15, o projeto segue para a segunda rodada. Uma nova oportunidade para que mais entidades do setor se mobilizem em favor do fortalecimento dos sistemas de gestão da qualidade da medicina diagnóstica brasileira.




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP