Prefeitura de SP estima ter 1,16 milhão de infectados pela covid na cidade
24/06/2020

O número de infectados pelo novo coronavírus na cidade de São Paulo pode ser dez vezes o que está registrado na capital. Segundo estudo realizado pela prefeitura paulistana, mais de 1,16 milhão de pessoas que vivem na capital já foram infectadas, o equivalente a 9,5% da população. O número evidencia a subnotificação de casos de covid-19, já que o município registrou oficialmente 119.349 contaminados até ontem.

O estudo da prefeitura paulistana indica que a subnotificação também deve ser grande em todo o país. Só na cidade de São Paulo, a estimativa de contaminados, de quase 1,2 milhão, é maior do que o número de casos confirmados no Estado de São Paulo (229.475) e quase igual ao registrado no Brasil (1,17 milhão, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa e 1,14 milhão, de acordo com o Ministério da Saúde).

 

As informações foram divulgadas nesta terça-feira pela prefeitura e fazem parte da primeira fase de um inquérito sorológico, que tentará mapear o número de pessoas contaminadas na cidade. Para o estudo, 5.664 pessoas com mais de 18 anos fizeram um exame de sangue para identificar os anticorpos IgM e IgG para o novo coronavírus. Essas pessoas foram escolhidas de forma aleatória, por sorteio, nos 96 distritos da cidade. O inquérito sorológico terá mais quatro fases, que serão realizadas a cada quinze dias. Em cada etapa serão testadas 5.564 pessoas, totalizando 28.320 testes e a próxima fase deve começar no dia 29.

Os exames não mostram a quantidade de pessoas que estão infectadas neste momento, mas sim quantas já tiveram contato com o novo coronavírus e desenvolveram anticorpos.

Os primeiros resultados do inquérito sorológico mostram que o índice de pessoas infectadas pela doença na cidade, de 9,5%, é alto e representa quase o que o dobro do que foi registrado na Espanha e Itália (5%) e na França (4%).

 

A zona leste da cidade registra o maior percentual de pessoas que já foram infectadas, com 12,5%, seguida pelas regiões Centro-Oeste, com 10,7%, Norte, com 8,4%, Sudeste com 8,2% e Sul, com 7,5%.

Segundo o secretário municipal de saúde de São Paulo, Edson Aparecido, a letalidade é menor do que a prefeitura havia registrado. De acordo com o secretário, os dados anteriores mostravam 26 óbitos por covid-19 a cada 1 mil pessoas infectadas. Agora, disse o secretário, o cálculo da prefeitura indica que são 5 óbitos a cada 1 mil infectados. “O inquérito será fundamental para o planejamento e para a retomada da economia”, afirmou Aparecido.

Nesta terça-feira, o Estado de São Paulo registrou um recorde de mortes por covid-19, com 434 óbitos em 24 horas. O número de casos confirmados aumentou em 7,5 mil, chegando a 229.475.

Fonte: Valor




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP