Caiado sugere lockdown de 14 dias em Goiás após projeção de colapso no SUS
30/06/2020

O governador de GoiásRonaldo Caiado, orientou na manhã desta segunda-feira, 29, que os prefeitos dos municípios do estado avaliem uma estratégia alternativa de lockdown por ao menos 14 dias por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus.

A proposta, detalhada em coletiva de imprensa nesta manhã, sugere fechar todo o comércio das cidades por 14 dias consecutivos e, posteriormente, liberar por mais 14 dias. Essa alternância, segundo o governador, duraria até a estabilização dos índices da covid-19.

A estratégia foi apresentada após um estudo da Universidade Federal de Goiás (UFG) estimar um colapso hospitalar na rede pública goiana em julho. A projeção dos pesquisadores é de que até setembro mais de 18 mil brasileiros percam suas vidas apenas no estado.

Os pesquisadores usaram como base para o cálculo o índice de isolamento atual, que está na casa dos 36%. Para que esse cenário não se concretize, é preciso aumentar a quarentena da população. Inicialmente, a UFG recomendou um lockdown completo de três meses, mas a medida não teria apoio e foi repensada.
 

Nesse sentido, os pesquisadores decidiram apresentar como alternativa a estratégia chamada de 14 por 14. Nesse cenário de alternância, a projeção é que 9 mil vidas possam ser salvas.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP