Laboratório 100% digital é lançado em São Paulo
07/07/2020

Pertencente ao Grupo Integra, de medicina diagnóstica, a ISA Home Lab, chega ao mercado para facilitar acesso a testagem de Covid-19

A pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que a população precisasse se isolar em casa, para conter a disseminação da doença. Essa medida alavancou a demanda de delivery de serviços, como entrega de comida, suprimentos, produtos etc., mas também dificultou a própria testagem do vírus, uma vez que exige o deslocamento do paciente até uma unidade laboratorial. Percebendo essa dificuldade, sócios de uma rede de laboratórios de São Paulo investiram em um serviço 100% digital de agendamento de exames e de vacinas, a ISA Home Lab, plataforma que chega ao mercado com a proposta de ser um delivery de diagnóstico e análises clínicas.

A healthtech foi fundada por Fernando e David Pares, sócios também do Grupo Integra, um dos principais nomes do estado de São Paulo em medicina diagnóstica. Já com metas estabelecidas para expandir a coleta domiciliar antes mesmo do início da pandemia do novo coronavírus, decidiram antecipar o movimento para preencher uma lacuna necessária para o setor, garantindo um atendimento de qualidade no novo cenário.

“Vimos que não fazia sentido as pessoas esperarem na fila, em meio a pandemia, para testagem de Covid-19. Ou terem de ligar para quatro ou cinco lugares diferentes perguntando se havia testes ou vacinas e depois ter que fazer um longo deslocamento, se expondo ao próprio vírus ou expondo outras pessoas. Além disso, notamos que o diagnóstico de outras doenças poderia ser feito com mais rapidez se realizado próximo ao paciente. Então, tivemos a ideia dessa plataforma, que apesar de surgir da facilidade que podíamos levar às pessoas em relação ao coronavírus, também seria um processo eficiente para os demais exames e vacinas”, explica David Pares, médico e sócio da ISA Home Lab.

Assim como em outros serviços de entrega em domicílio, o paciente faz tudo pela própria plataforma, escolhe dia, horário, lugar e o serviço que precisa – como exames de sangue de rotina e vacinas de H1N1, por exemplo. No dia e hora agendados, um técnico especializado, com experiência comprovada em coleta laboratorial, faz os procedimentos necessários. Logo no lançamento, serão mais de 1.300 tipos de exames disponibilizados, além de vacinas essenciais para a saúde complementar, como as de Gripe, Hepatite, Meningite, HPV, Pentavalente, entre outras. “A plataforma, não é só um braço da operação, mas queremos que seja o começo da reformulação do processo tradicional e burocrático de análises clínicas”, conta Fernando, também sócio-fundador.

O modelo conta com autônomos para a realização das coletas. Com estrutura de tecnologia e inteligência, o sistema identifica as solicitações por proximidade geográfica para que sejam realizadas por um profissional específico em cada região. Assim, é possível otimizar tempo e espaço, trazendo mais eficiência também ao dia a dia de coletores de exames. Para garantir a excelência, os prestadores de serviço cadastrados passam por treinamento rigoroso, com uma metodologia própria, chamada MIA (Método Isa de Atendimento), criada para garantir a qualidade do atendimento, além das melhores práticas técnicas e em segurança hospitalar. Ou seja, todos terão um alto padrão de conduta, considerando, ainda, que serão avaliados após cada coleta realizada.

Sem unidades físicas, a startup faz a coleta de amostras de sangue e saliva no lugar que for mais conveniente para o paciente, seja em casa, trabalho ou outro local adequado, sem deslocamento e filas. Depois, as amostras são enviadas para o laboratório de análise do grupo. E, em poucos dias, os resultados já estão disponíveis na própria plataforma.

“Estamos no mercado de análises clínicas há mais de 40 anos e acompanhamos toda a evolução deste setor. No cenário pós Covid-19, os pacientes já estarão acostumados a fazer tudo dentro de casa e dificilmente vão querer retomar os antigos hábitos. É neste sentido que queremos atuar, facilitando a rotina e entregando comodidade, eficiência e qualidade”, explica Fernando.

PARA EMPRESAS

Não é somente o público final que poderá ser beneficiado com o modelo da ISA Home Lab. Além deste, a marca também possui planos especiais para empresas, que, neste momento, ganham mais um aliado na retomada aos escritórios com uma maneira segura para testarem seus funcionários para a Covid-19, por exemplo. Também é possível fazer planos para realização de vacinações visando o bem-estar de toda a equipe.

“Entendemos que este modelo beneficia todos os públicos, desde os usuários e empresas, até as operadoras de saúde. Com processos eficientes e sem infraestrutura física, permitimos que os exames e vacinas sejam mais acessíveis também aos planos de saúde para que esse modelo de coleta domiciliar possa ser solicitado com mais facilidade pelos seus beneficiários”, finaliza David. Após o lançamento e consolidação na Grande São Paulo, a empresa já planeja a expansão para outras cidades, além de novas versões como autocoleta, aumentando, ainda, a conveniência para os pacientes.


Atualmente, o laboratório central do ISA está localizado em São Caetano do Sul, atendendo toda a região da Grande São Paulo, e possui certificação de alta qualidade, reconhecidos pela CONTROLLAB (empresa certificada pelo INMETRO e pela REBLAS para supervisão de laboratórios), PALC (Programa de Acreditação Laboratorial), SBPC/ML (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial) e ISqua (International Society for Quality in Health Care).




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP