SinoVac começará a testar vacina em 9 mil profissionais de saúde no Brasil
09/07/2020

A chinesa SinoVac e o Instituto Butantan, vinculado ao governo do Estado de São Paulo, anunciaram nesta segunda-feira, 06, que começarão a realizar no Brasil os testes da fase três da potencial vacina desenvolvida pela farmacêutica contra o novo coronavírus.

Em entrevista coletiva nesta tarde, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), informou que o processo de testagem da CoronaVac começará em 20 de julho em São Paulo, Brasilia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. A princípio, essa fase custará R$ 83 milhões aos cofres do governo paulista.

“Na semana que vem chegam os lotes da China e começa a distribuição para os centros de pesquisa”, disse o governador.

A potencial vacina será testada em um estudo com 9 mil voluntários brasileiros, liderado pelo Instituto Butantan. Os voluntários, que serão exclusivamente os profissionais de saúde, poderão se inscrever a partir do dia 13 de julho, por meio de um aplicativo que ainda será lançado.

 

Para poder se candidatar, o profissional precisa ter mais de 18 anos, não ter contraído o novo coronavírus, não estar grávida ou planejar engravidar e não ter outras doenças. O voluntário também não pode participar de outros estudos.

O chefe do Butantan, Dimas Covas, disse esperar que resultados preliminares estejam disponíveis ainda neste ano, o que permitiria que, se demonstrada a eficácia, a vacina esteja disponível até meados de 2021.

Na noite da última sexta-feira, 3, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou a realização dos testes. Para essa vacina, a SinoVac está construindo uma fábrica, que espera estar pronta neste ano e ser capaz de produzir até 100 milhões de doses por ano.

Essa é a terceira empresa autorizada a avançar aos estágios finais da corrida para desenvolver uma imunização contra a covid-19. Na fase dois de testes, 90% dos voluntários mostraram imunidade ao vírus.

As outras duas são a vacina experimental da AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford e que já está sendo testada no Brasil em estudo liderado pela Universidade Federal de São Paulo, e a da Sinopharm, outra candidata chinesa.
 

Obrigatoriedade de máscaras

Antes de anunciar o início da testagem da vacina, Doria relembrou sobre a obrigatoriedade de usar máscaras em todos os 645 municípios do estado de São Paulo.

“Não usar máscaras é virar as costas para os profissionais de saúde. Quem não usa máscara, menospreza a vida e o trabalho da ciência, da medicina e dos profissionais da saúde. Quem não usa máscara é inimigo da saúde”, disse.

Fonte: Exame




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP