#UnidosPelaSaúde: conheça o projeto inovador para produção de respiradores
21/07/2020
Esta publicação é parte da campanha Unidos Pela Saúde, que tem o objetivo de contar histórias de parceria entre os setores privado e público durante o enfrentamento da covid-19 no Brasil. Essas ações, colocadas em prática pelos hospitais associados Anahp, beneficiam todo o sistema de saúde brasileiro e deixam um legado para todos nós. Assista ao vídeo da campanha abaixo.

 

Uma das principais dificuldades enfrentadas desde o início da pandemia de covid-19 é a falta de respiradores em leitos hospitalares. A quantidade existente no país não é suficiente para atender à demanda gerada pelo coronavírus e resolver essa questão é parte da lista de medidas urgentes.

Em busca de solução, a Rede Mater Dei de Saúde tem atuado em parceria com a Tacom (empresa de soluções tecnológicas), que desenvolveu o projeto social “Inspirar”, que visa construir equipamentos respiradores em larga escala no Brasil e comercializar a baixo custo. Os aparelhos, que já passaram pela fase de testes, estão em processo de homologação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Mater Dei está envolvida no projeto desde o início (em março) e disponibilizou médicos clínicos, intensivistas e a equipe do Setor de Engenharia Clínica para dar apoio técnico no desenvolvimento dos respiradores. “Fizemos sugestões do que precisávamos em um respirador que atendesse as necessidades dos pacientes e de segurança do aparelho. A partir daí, a equipe de engenheiros procurou soluções para o que pontuamos como essencial”, conta Anselmo Dornas, médico coordenador do Centro de Terapia Intensiva do Mater Dei Santo Agostinho e Contorno.

Para a construção dos respiradores foram disponibilizados equipamentos do Laboratório de Calibração da Rede Mater Dei, para que os parâmetros fossem ajustados corretamente. De acordo com o diretor geral da unidade Mater Dei Betim-Contagem, André Costa, que prestou assessoria clínica ao projeto, o conhecimento técnico dos colaboradores da Rede foi essencial. “Foram utilizados vários equipamentos nossos, como ventiladores, circuitos de ventiladores e equipamento de calibração, além de realizados testes em nosso laboratório. Tudo com o apoio dos nossos técnicos e engenheiros clínicos, que ajudaram no desenvolvimento do ventilador”, destaca.

Saiba mais sobre essa história nos canais da Rede Mater Dei de Saúde: www.materdei.com.br

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP