As healthtechs ganharam espaço na pandemia de covid-19
A mudança de cenário fez com que os investimentos de capital de risco nas startups de saúde dessem um salto
04/08/2020 - por Por Lucas Agrela, Tamires Vitorio

A pandemia de covid-19 causou uma revolução no setor de saúde. As empresas viram sua rotina virar de cabeça para baixo em tempo recorde e tiveram de se digitalizar para atender pacientes à distância em poucas semanas.

A mudança de cenário fez com que os investimentos de capital de risco nas startups de saúde dessem um salto. A consultoria americana ­Startup Health estima que, nos primeiros seis meses de 2020, foram feitos 377 aportes em healthtechs no mundo todo, totalizando 9,1 bilhões de dólares. O número é 18% maior do que o valor investido no mesmo pe­ríodo do ano passado.

No Brasil, a situação é parecida. De acordo com os dados da brasileira Distrito, consultoria que faz a ponte entre grandes empresas e startups e promove eventos na área de inovação, os investimentos em healthtechs no país chegaram a 52 milhões de dólares até junho de 2020.

O valor é 37% superior aos investimentos realizados em todo o ano passado (38 milhões de reais). “O momento é positivo para as startups de saúde no Brasil. Por aqui, são criadas duas healthtechs por semana, e essa velocidade está aumentando, bem como os investimentos”, afirma Gustavo Araújo, cofundador da Distrito. Com a adoção de novas tecnologias, a expectativa é que o setor reconheça os benefícios da digitalização, que pode ajudar a vencer desafios como o tradicionalismo e a burocracia.

Quando começou a quarentena, o Conselho Federal de Medicina aprovou a realização de atendimentos médicos à distância. Em apenas nove dias, o Dr. Consulta colocou em funcionamento seu serviço de telemedicina. Entre os 1.400 médicos da startup, 300 atendem por canais digitais. Das mais de 50.000 teleconsultas realizadas desde março, as especialidades mais procuradas foram psiquiatria, clínica médica, dermatologia, ginecologia e urologia.

Fonte: Exame




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP