Hospital Santa Catarina chega à marca de 500 cirurgias robóticas, tecnologia considerada o futuro da medicina pós-pandemia
Conheça a história da ginecologista Dra. Simone David, uma das poucas mulheres em São Paulo habilitadas para o uso do robô, e sua paciente Bruna, que veio do Sergipe apenas para a cirurgia
06/08/2020

Em um cenário pós-pandemia no Brasil, algumas técnicas e estratégias dentro da medicina deverão ganhar força, para garantir um sistema de saúde mais eficaz e seguro. Uma dessas soluções é a cirurgia robótica, tecnologia que se desenvolve e aprimora desde o final dos anos 90, nos Estados Unidos, e é considerada a inovação que mais movimentou a área da saúde nos últimos anos. Desde 2015, as cirurgias robóticas cresceram cerca de 500% no Brasil, e já há cerca de 50 equipamentos desse tipo por aqui, em todas as regiões, comprovando que o método está mais acessível e procurado pelos pacientes.

No mês de junho, o Hospital Santa Catarina (HSC), de São Paulo, chegou à marca de 500 cirurgias realizadas por meio da robótica, exatamente dois anos após o início das operações. Desse total, cerca de 200 procedimentos foram de cirurgias gerais, 200 urológicas e 100 ginecológicas, que são algumas das especialidades que mais se beneficiam da tecnologia. Dos hospitais brasileiros que possuem apenas um robô, o HSC foi o que apresentou melhor desempenho ao completar 300 cirurgias.

Ao adquirir o robô modelo da Vinci Xi, um dos mais modernos da área, em meados de 2018, o HSC implantou um programa de treinamento para habilitar seus cirurgiões para usarem a tecnologia. Hoje, já são 24 médicos certificados e mais três que irão concluir o treinamento ainda em 2020, que envolve atividades em simulador e certificação internacional concedida na sede da empresa Intuitive, fabricante do Da Vinci, na Califórnia. 81% das cirurgias robóticas realizadas no Hospital Santa Catarina são feitas por profissionais capacitados pela própria Instituição. Foram investidos 16 milhões de reais na aquisição do robô cirúrgico da Vinci Xi e na modernização do Centro Cirúrgico.

Uma catarinense e uma sergipana, unidas pela tecnologia em São Paulo

A ginecologista Dra. Simone David é a única mulher habilitada para cirurgias robóticas no Hospital, e uma das poucas no estado de São Paulo. Ela, que já era especialista em cirurgia laparoscópica e minimamente invasiva, viu a robótica como evolução natural no seu aprendizado. “São necessários anos de estudo e experiência prática antes de chegar na tecnologia. A cirurgia robótica veio para aperfeiçoar e refinar a cirurgia minimamente invasiva, gerando inúmeros benefícios ao procedimento e ao paciente. Na ginecologia, há muito espaço para essa técnica, como no tratamento de miomas uterinos, cânceres e especialmente endometriose, doença que necessita muito cuidado na preservação de tecidos para o tratamento da dor pélvica e infertilidade”, afirma a especialista.

A paciente Bruna Martins, de 28 anos, veio de Aracajú, no Sergipe, para São Paulo apenas para operar com a Dra. Simone. Ela tinha uma malformação uterina chamada de útero unicorno com corno não comunicante, que impedia a saída do fluxo menstrual, gerando cólicas e acúmulo de sangue dentro do útero. Como tratamento, fazia uso de anticoncepcionais contínuos. “Eu cansei dessa rotina de acompanhamento, e minha médica recomendou a Dra. Simone e o Hospital Santa Catarina para cirurgia robótica. Eu não pensei duas vezes e, apesar da longa distância, fiz a viagem, porque senti muita segurança na tecnologia e na recuperação mais rápida. Hoje, cinco meses depois da operação, já posso até fazer planos de ser mãe, o que antes era um sonho distante”, conta Bruna.

Recentemente, outros dois hospitais da Associação da Congregação de Santa Catarina (ACSC), que administra o Hospital Santa Catarina – a Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, e o Santa Isabel, em Blumenau – também adquiriram robôs, formando um dos poucos grupos hospitalares do país a contar com três desses equipamentos.

Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina prima pela excelência no atendimento seguro e humanizado. Referência de qualidade em serviços de saúde no Brasil, atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade. A instituição filantrópica é parte da Associação Congregação de Santa Catarina, uma instituição filantrópica que impacta na cadeia de valor produtivo do país e atua nos eixos da saúde, educação e assistência social, por meio de 22 Casas e cerca de 14 mil colaboradores, distribuídos em seis Estados brasileiros. Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Hospital Santa Catarina dispõe de 316 leitos, sendo 79 de UTI, distribuídos em cinco Unidades de Tratamento Intensivo (neurológica, cardiológica, pediátrica, geral e multidisciplinar), 15 salas de cirurgias, 3 salas de centro cirúrgico minimamente invasivo e pronto atendimento 24 horas.

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP