Como o Marketing digital pode salvar o seu negócio durante a pandemia
Investir em marketing de digital é a fórmula que salvará seu negócio em tempos de crise. Quer saber como? Veja agora
12/08/2020 - por Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora da Vue Odonto.
Empreender já possui seus desafios naturais, e em tempos como este, os problemas triplicaram em volume e tamanho.
Muitos negócios não sobreviveram e precisaram fechar suas portas, já outros, conseguiram enxergar oportunidades e alavancaram seus negócios.
Chega ser contraditório dizer que está superfaturando no meio da crise, e até parecer mentira, mas não é.
Hoje, é possível manter e alavancar seus negócios, utilizando técnicas de Marketing Digital.
 

Mas afinal, o que é Marketing de Digital?

Marketing Digital pode ser entendido como o conjunto de atividades que um negócio aplica online, com foco em atrair novos clientes.
 
O conceito de Marketing Digital é um assunto muito abrangente. Porém, não resta dúvida de que é o caminho para o crescimento no mercado, já que é impossível ignorar que a maior parte da população está conectada à internet.
 
O Marketing Digital pode ser realizado por pessoas e empresas, independente do setor. Apesar dos canais utilizados serem parecidos ou os mesmo em diversas empresas, não existe uma receita certa que pode ser aplicada em todos os negócios.
 
É preciso entender qual é o seu negócio e quais são os métodos mais eficientes para alcançar seu público alvo, sejam eles: blogs, sites, mídias sociais, email, entre outros.
 

Por que investir em Marketing Digital em tempos de crise?

 

1.Baixo investimento

As estratégias de Marketing Digital são de baixo custo, ou seja, se torna viável para muitos negócios. É possível, projetar e produzir conteúdos relevantes de forma gratuita. E conseguir relevância em mecanismos de busca, como o Google, de forma orgânica (sem ser pago).
 

2.Fácil mensuração

Uma grande vantagem para os empresários, é que o Marketing Digital é totalmente mensurável. É possível medir o ROI (retorno de investimento), assim como fazer testes para otimizar os investimentos.
 

Como implementá-lo no meu negócio?

 

1.Público alvo

Para uma implementação eficiente, é essencial que saiba qual é o perfil do seu cliente ideal. Saber onde ela está, o que ela comunica, o que ela espera do seu produto.
 
Não basta atrair qualquer pessoa para o seu negócio, é preciso atrair a pessoa certa!
 
Por isso, todo o planejamento deve ser baseado na compreensão do seu público-alvo, para conseguir elaborar estratégias que atraia pessoas com real interesse em seus serviços e produtos.
 

2.Site e Blog

 
É crucial que você tenha um site e um blog. Caso você ainda não tenha, pode contratar um profissional, ou pode fazer sozinho. Hoje é possível criar sites responsivos e esteticamente bonitos, em apenas alguns minutos.
 
O blog é uma peça chave para a estratégia, por meio dele você poderá educar o seu público a querer fazer negócio com você. Ou seja, você não deverá criar conteúdos que falem dos seus produtos ou os seus valores.
 
É preciso criar conteúdos que resolvam os problemas do seu potencial cliente. Por exemplo, um Clínica Odontológica, quando uma pessoa pesquisa no Google algo como “88, a intenção de busca dela diz respeito à necessidade de obter um serviço/produto num determinado tempo.
 
Sendo assim, a Clínica deverá criar um conteúdo como “ X motivos para escolher um 888.
 
Não se esqueça que o blog é um dos meios mais utilizados para esclarecimento de dúvidas.
 

3.Conteúdo

Saber fazer um bom conteúdo para alimentar seus canais é importante, mas não é o único ponto que deve se atentar. É preciso saber onde colocar e como.
 
Veja alguns formatos de conteúdos que podem ser trabalhados:
 
  • Blogs posts;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Webinars;
  • Infográficos;
  • Ebooks.
 
Claro que a escolha dos canais, mudará de acordo com o seu público e com o objetivo que você deseja alcançar.
 

4.SEO

Outra estratégia muito eficiente e que deve ser aplicada é a de SEO - Search Engine Optimizations.
 
SEO é uma metodologia usada para otimizar páginas do seu site conforme as exigências do Google, para que elas fiquem entre nas primeiras posições nos resultados mecanismo de busca.
 
Por exemplo, se uma pessoa for pesquisar na internet por “tipos de aparelho dental transparente”, a clínica odontológica que tiver aplicado às estratégias de SEO em seu site, aparecerá entre os primeiros lugares.
 
Uma das técnicas mais utilizadas é o uso das palavras-chave. Resumidamente, esse processo consiste em escolher termos que já são familiares para seus clientes em seus conteúdos.
 
Supondo que, uma dos questionamentos mais frequentes dos seus clientes seja: “clareamento dental preço”, seu conteúdo poderá ser otimizado pelas palavras clareamento dental ou clareamento dentário.
 
Após a definição, basta inseri-las em URLs, títulos, alt-tags e cabeçalhos, dentro de seu site ou blog.
 

Do espaço físico para o digital

 

1.Whatsapp

O whatsapp é uma ótima maneira para se aproximar do seu cliente e ter uma conversa direta com ele. Uma boa dica é integrar o WhatsApp com o seu site.
 
Dessa forma, assim que o usuário iniciar uma conversa, você poderá atender e dar andamento ao fechamento do negócio.
 

2.Redes Sociais

Quando usadas da forma correta, as redes sociais podem apresentar resultados incríveis. É um ótimo canal para apresentar o seu produto.
 
Não poste apenas conteúdos que fale diretamente sobre a sua marca, mas procure apresentar seus procedimentos ou as vantagens do seu produto.
 
Ainda utilizando o exemplo da clínica odontológica, ela pode postar conteúdos como : antes x depois de um clareamento dental com moldeira, aplicação de uma lente de contato dental sobre a prótese.
 
Deixe esse espaço visualmente bonito. Em tempos como este, não é possível ter contato físico com as marcas e nem com o produto, então use as redes sociais como uma vitrine do seu negócio.
 

3.Produto/serviços

O grande desafio de alguns negócios é a de adaptar o seu produto. Donos de restaurantes, clínicas, loja de roupas e entre outros, precisaram se reinventar para não fecharem as portas.
 
Se você ainda não faz ideia de como adaptar e reinventar seu produto para que se torne acessível, veja algumas dicas e formatos que alguns negócios fizeram.
 
Infoprodutos : produtos digitais, como: cursos, livros, workshops e etc. Diversas profissionais da área da educação, marketing e entre outras áreas, optaram por investir na produção ou apenas na venda de infoprodutos.
 
Teleconsulta : consulta online, não é possível examinar o paciente, mas é permitido transcrever receitas e passar encaminhamentos para exames.
 
E-commerce : a compra online tem ganhado mais força, por isso, muitas lojas optaram por investir nesse modelo, durante o distanciamento social. Lojas de roupas, artigos, cosméticos, alimentos em gerais.
 
Delivery: este modelo garantiu que muitos restaurantes, mercados e padarias fechassem suas portas. O delivery é uma ótima oportunidade, pois para iniciar possui baixo investimento e é possível ter um bom alcance por meio das plataformas digitais.

Graças ao avanço contínuo da tecnologia, é possível trabalhar de qualquer lugar e alcançar seus cliente para ter um bom rendimento.
 

Alavanque seu negócio em meio a pandemia!

Com este artigo, foi possível a compreensão do que é Marketing Digital e qual o seu impacto no mercado atual.
 
Além disso, vimos a importância de digitalizar o negócio para garantir o maior alcance e resultados mais eficazes.
 
Neste conteúdo você conferiu dicas práticas de como utilizar o Marketing Digital no seu negócio, e como se destacar da sua concorrência com elas.
 
Portanto, não tenha medo de investir em Marketing de Digital, essa pode ser exatamente o ponto que garantirá a sobrevivência e o sucesso do seu negócio!
 




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