Mesmo sem anticorpos, sistema imune pode prevenir reinfecção por covid-19
17/08/2020

Uma nova pesquisa sobre a resposta do sistema imune em relação ao novo coronavírus aponta que, mesmo sem a produção de anticorpos contra o vírus, um indivíduo pode produzir células capazes de destruir a doença em casos de reinfecção. São os chamados linfócitos T — células reativas que ajudam o organismo na defesa de infecções.

O estudo encontrou linfócitos T “robustos” em casos de pessoas que tiveram quadros leves, graves ou assintomáticos da covid-19. Segundo os pesquisadores suecos, a memória das células do corpo humano são prováveis de “desenvolver uma proteção imune duradoura ao vírus”, mesmo quando as pessoas não produzem anticorpos contra a doença. Para chegar a essa conclusão, foram analisados os casos e amostras sanguíneas de 206 moradores da Suécia.

Os linfócitos foram encontrados também em familiares dos doentes que foram expostos (67%), em algum momento, ao SARS-CoV-2. “Nossos dados nos mostram que a doença é capaz de fazer com que o corpo se lembre de uma memória da célula T de forma bem robusta, abrangente e funcional, o que sugere que a exposição natural ou infecção pode, sim, prevenir episódios recorrentes de quadros graves da covid-19”, diz o estudo.

A maior frequência de linfócitos T foi encontrada em casos convalescentes, ou seja, em 100% daqueles que tiveram quadros graves da doença. A célula foi encontrada em 87% dos casos leves.
 

Os resultados do estudo também trazem uma nova perspectiva acerca da pandemia. De quem doou sangue em 2019 no país escandinavo, 28% também desenvolveram a célula reativa. A porcentagem sobe para quem doou sangue durarante a pandemia e chega a 46%.

Fonte: Exame




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP