Programa de Cirurgia Robótica do Hospital São Rafael completa um ano com 200 procedimentos realizados
02/09/2020

Após completar um ano de implantação, o programa de Cirurgia Robótica do Hospital São Rafael atingiu a marca de 200 procedimentos realizados. Desde a primeira intervenção cirúrgica minimamente invasiva – retirada total da próstata (prostatectomia radical), novas especialidades, além da Urologia, vêm aderindo à utilização do Robô Da Vinci SI.

Ao longo desse tempo, também já foram realizadas cirurgias robóticas ginecológicas, bariátricas, colorretais, no pâncreas, entre outros órgãos. O momento, que representa um marco para a história da saúde na Bahia, uma vez que não é preciso sair do Estado para fazer procedimentos de alta complexidade, ainda traz resultados satisfatórios que estimulam a ampliação desse programa.

O Da Vinci Si é equipado com quatro braços articulados que realizam movimentos que as mãos humanas não conseguem reproduzir, possibilitando maior precisão à preservação de estruturas vitais do organismo. Um desses braços possui uma câmera de alta definição reproduzindo imagens em 3D para o cirurgião, que comanda os procedimentos através de um console posicionado próximo ao paciente.

Além de realizar procedimentos minimamente invasivos com maior precisão em áreas muito sensíveis, de difícil acesso, algumas das principais vantagens é o menor risco de sangramento, tempo de recuperação e internação, fazendo com que o paciente retorne rapidamente às suas atividades.

O Hospital São Rafael integra a Rede D’Or São Luiz, grupo hospitalar que possui o maior parque robótico do Brasil.

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP