UFRJ descobre caso curioso de paciente que ficou 5 meses com covid-19
03/09/2020

Em média, uma infecção pelo novo coronavírus pode durar até duas semanas após o aparecimento dos sintomas iniciais. Mas não foi o que aconteceu com uma paciente monitorada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os cientistas da universidade brasileira descobriram um caso raro de uma mulher que enfrentou um quadro de covid-19 por cinco meses — o primeiro caso tão duradouro assim no mundo todo — e, em alguns dias, ela sequer apresentou algum sintoma da doença.

A paciente que ficou infectada por 152 dias é uma mulher identificada como “paciente número 3” e trabalha na área de saúde do Rio de Janeiro. Ela foi diagnosticada em março, com um quadro leve; após três semanas, ela já não apresentava mais nenhum sintoma da doença, mas continuava infectada pela covid-19.

Em entrevista à EXAME por telefone, Amilcar Tanuri, virologista da UFRJ e um dos autores do estudo, afirma que mais pesquisas sobre o caso em específico devem ser feitas para explicar melhor o que aconteceu com a “paciente número 3”. “Do caso dessa paciente de 152 dias, ainda faltam alguns elementos para serem estudados e caracterizados. Apesar disso, é um caso muito raro, não é a regra“, diz.

 

Os cientistas ainda não sabem se o caso se trata ou não de uma reinfecção e mais análises devem ser feitas. Segundo ele, outros casos parecidos estão sendo estudados no momento e uma versão finalizada da pesquisa deve ser publicada em breve.

Fonte: Exame




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP