QMentum certifica 1º hospital no mundo por meio de avaliação digital
04/09/2020

Modelo desenvolvido pelo IQG será referência para acreditadoras da América do Norte, Europa e Oriente Médio

Hospital Baía Sul e a Clínica Imagem, de Florianópolis pertencentes à holding Hospital Care, foram os  primeiros  do mundo a obter a acreditação QMentum International por meio de avaliação totalmente digital. O modelo pioneiro de auditoria foi desenvolvido pelo IQG Health Services Accreditation. Ele será referência para acreditadoras da América do Norte, Europa e Oriente Médico que buscam desenvolver o método em seus países de origem. A acreditação tem validade de três anos.

Segundo Rubens Covello, CEO do IQG, o processo de Acreditação do Hospital Baía Sul e da Clínica Imagem teve início há dois anos. Neste período, as instituições ajustaram seus serviços, processos de trabalho e protocolos assistenciais para atender às exigências da acreditação internacional. A avaliação foi realizada em 28 de agosto.

Durante os dias de auditoria, a equipe de avaliadores do IQG, no Brasil, e da HSO (Health Standards Organization), no Canadá, analisou se a instituição cumpriu todos os padrões e diretrizes exigidos pela metodologia QMentum IQG International. A avaliação foi feita por meio de entrevistas por videoconferência e análise documental. Ao final, o relatório do time brasileiro foi enviado ao Comitê de Certificação da HSO, no Canadá, para finalização do processo.

O desafio de certificar as instituições remotamente foi aceito com muita expectativa pela equipe do hospital e da clínica, mas também com muita tranquilidade, pois sabiam estar preparados. “Aquilo que parecia empírico se tornou assertivo e, aos poucos, ganhamos confiança”, afirma Sérgio Marcondes Brincas, presidente do grupo.

Brincas explica que a escolha pela acreditação QMentum se deu por causa do foco no paciente, marca registrada da metodologia, mundialmente conhecida pelos trabalhos desenvolvidos neste sentido.

O diretor técnico do Hospital Baía Sul, o médico Rafael Vasconcellos, reforça a importância da conquista. “A certificação é um reconhecimento da qualidade e da segurança dos processos desempenhados no Hospital Baía Sul e na Clínica Imagem. Nos coloca em pé de igualdade com um grupo seleto de hospitais e instituições de saúde internacionalmente reconhecidos. Esse reconhecimento é resultado de um trabalho árduo da nossa equipe e, por isso, estamos muito felizes com esse momento”, comenta.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP