ThoughtWorks apoia construção de aplicativo para profissionais de saúde do SUS
16/09/2020
Novo app auxilia profissionais de saúde no combate à Covid-19
Profissionais de saúde já podem ter acesso ao iSUS, aplicativo desenvolvido pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), para dar suporte à tomada de decisões no enfrentamento de casos do novo coronavírus. Com lançamento nesta sexta-feira, 18, e disponível gratuitamente para celulares com sistema Android ou iOS, a ferramenta é um guia digital que reúne uma série de recursos para dar agilidade na adoção de condutas por parte dos profissionais com base em dados atualizados e evidências científicas.
Em fase de testes desde junho, o app foi desenvolvido pela ESP/CE com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), do projeto “SMART Health”, e a parceria do Grupo de Engenharia de Software Adaptativo e Distribuído (GESAD) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e da ThoughtWorks, consultoria global de tecnologia que apoia o projeto de forma voluntária, como parte de seu enfrentamento à pandemia.

“Estamos num processo inovador de interação com quem atua na linha de frente. O iSUS visa promover a saúde do cidadão usando uma ferramenta de tecnologia na palma da mão dos profissionais de saúde”, destaca o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara.

Para utilizar o app, os profissionais de saúde preenchem um cadastro na ferramenta. Com isso, de forma inteligente, o iSUS cria o perfil do usuário e personaliza o acesso a manuais, protocolos e notas técnicas de acordo com a área de interesse do profissional. A criação dos perfis também permite que os profissionais de saúde possam interagir e trocar experiências.

Todas as informações disponíveis no aplicativo são elaboradas e atualizadas constantemente. O protocolo digital do manejo clínico do paciente, uma das principais funcionalidades disponíveis, apresenta todos os estágios da Covid-19 e traz uma série de recomendações para a abordagem clínica adequada para o processo de recuperação do paciente com base em evidência científica.

O app está em constante atualização de acordo com as sugestões dos usuários. O médico pneumologista e intensivista, Ricardo Coelho, utiliza o app desde o início da fase de testes. Ele destaca que o iSUS facilita a rotina dos profissionais de saúde: “O aplicativo é uma forma prática e rápida de atualização, especialmente nesse momento de pandemia que temos menos tempo. É também um suporte no atendimento ao paciente, que tem dúvidas, e rapidamente posso checar no aplicativo, que é uma fonte confiável”.

O iSUS beneficia não apenas os profissionais que estão na linha de frente. A ferramenta é estratégica para gestores de unidades de saúde. “Esse aplicativo foi importante para que fosse implantado um plano de ações de enfrentamento à Covid-19 e um suporte para tomada de decisões aqui na unidade”, afirma Assis Guedes, diretor do Centro de Convivência Antônio Diogo, em Redenção.

AÇÃO COLABORATIVA

O iSUS é fruto de uma ação colaborativa entre várias entidades. A Escola de Saúde Pública traçou estratégias e contou com a colaboração de parceiros para desenvolvimento da ferramenta.

“O iSUS está totalmente alinhado com o nosso propósito de ampliar a mudança social positiva e defender um futuro tecnológico mais justo”, comenta Gisele Burck, Project Manager da ThoughtWorks Brasil. “Aprendemos muito com esse projeto, que nasceu com o intuito de disponibilizar, de forma ágil, informações confiáveis àqueles que mais precisam e seguimos trabalhando para apoiar a jornada da Escola de Saúde Pública do Ceará”.

Graças à Metodologia Ágil, a equipe de 20 tecnologistas envolvidos na construção do iSUS pôde fazer entregas contínuas para receber o retorno dos próprios profissionais de saúde que utilizaram o aplicativo e fazer melhorias ou incluir as funcionalidades consideradas mais importantes por eles.

Para ser constantemente aperfeiçoado, os usuários poderão sugerir novas ferramentas e funcionalidades que auxiliem na rotina do profissional de saúde. Desse modo, os desenvolvedores atuam de forma constante na manutenção e aprimoramento do aplicativo para atender às necessidades da rotina do profissional de saúde. Uma novidade é que o aplicativo foi desenvolvido em formato de código aberto. Isso permite que ele seja utilizado por outras instituições públicas de saúde do Brasil e do mundo.

Já a Funcap integrou o projeto por meio de uma linha emergencial de apoio a pesquisas e ações direcionadas de combate ao coronavírus. A iniciativa beneficiou também parceiros do iSUS. “A linha emergencial foi um instrumento essencial para agilidade na avaliação e na execução dos projetos nesta pandemia e contribuir para dar respostas aos problemas mais prementes causados pelo coronavírus”, destaca o diretor de inovação da Funcap, Jorge Soares.

Somaram-se à força-tarefa, o projeto Smarth Health, que desenvolve soluções por meio de aplicativos e sistemas, e o Grupo de Engenharia de Software Adaptativo e Distribuído (GESAD), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que contribuiu com a interface e desenvolve serviços que ainda serão acrescentados à ferramenta.

“Enquanto o Núcleo de Inovação Tecnológica da ESP tem o problema, nós temos a expertise da tecnologia através do grupo de pesquisa que desenvolve projetos na área. Além de podermos apoiá-los com a expertise tecnológica, nós também aprendemos”, destaca Paulo Henrique Maia, coordenador do Smart Health e do GESAD, da UECE.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP