Transformação digital na medicina
17/09/2020

Em meio à pandemia da Covid-19 e ao momento de isolamento social, soluções em tecnologias ganham ainda mais importância. Conceitos como inteligência artificial, streaming, armazenamento de dados em nuvem e plataformas de videoconferência passaram a fazer parte da vida de milhares de profissionais em todo o mundo.

Na medicina isso também está acontecendo. Nota-se a utilização das tecnologias de comunicação em clínicas, consultórios e hospitais, cujo objetivo é otimizar o trabalho e ganhar tempo para atender pacientes, de forma ainda mais qualificada e assertiva, especialmente nos últimos meses, devido à pandemia.

Para fortalecer a relação entre médico e paciente, a utilização da tecnologia contribui para a geração de melhores resultados. E as opções não são complexas. Entretanto, antes de seguirmos com exemplos sobre os meios tecnológicos que possibilitam essa visão, é importante ressalvar que o relacionamento com o paciente inicia-se no agendamento da consulta e continua após o fim do atendimento. É um processo que deve ser contínuo.

A utilização frequente de mensagens de texto, e-mails e aplicativos possibilita um contato mais próximo. O envio de e-mails, por exemplo, é estratégia eficiente de relacionamento, uma vez que, demonstra preocupação e cuidado com a saúde do paciente. Por meio de softwares, pode-se enviar lembretes de consultas e remarcações; avisos para uso de medicamentos, preparos de exames ou cuidados pós-cirúrgicos; artigos informativos; e felicitações de aniversários e de datas comemorativas. Ainda é possível fazer com que os e-mails possam ser arquivados no prontuário eletrônico, facilmente acessado a qualquer hora e lugar.

Outra forma de aproveitar as vantagens da tecnologia para aproximação com os pacientes é a criação de conteúdo informativo para publicação em site, blog ou rede social, pois tais mídias conseguem grande alcance. As pessoas acessam a internet para pesquisar dúvidas relacionadas à saúde, e a disponibilização de informações relevantes gera confiança, cria autoridade e fideliza o paciente.

Além disso, outro exemplo, mais recente, é a adoção da telemedicina. Em um cenário no qual a recomendação das autoridades de saúde é ficar em casa, a modalidade tem sido um dos principais recursos para a assistência médica, tornando o atendimento ágil e seguro, uma vez que o paciente, por exemplo, não precisa sair de casa e se deslocar até o consultório ou hospital. Por essa condição, a telemedicina é um meio capaz de manter o atendimento especializado, próximo e confiável, e poderá ser uma solução definitiva pós-pandemia, já que as vantagens são perceptíveis.

A evolução das tecnologias na medicina é uma realidade. Como foi ressaltado, são várias as ferramentas que auxiliam o relacionamento entre médicos e pacientes, agregando valor ao atendimento e às novas experiências. Mas, sempre cabe um alerta: como as transformações tecnológicas têm sido constantes e rápidas, os profissionais de medicina devem se manter permanentemente atentos aos avanços na área digital, para não correr riscos de perder oportunidades de evoluir e oferecer um serviço cada vez mais próximo e com maior qualidade ao paciente.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP