OMS alerta para “taxas alarmantes” de infecção por covid-19 na Europa
17/09/2020

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez nesta quinta-feira um alerta sobre a situação da pandemia de covid-19 na Europa e disse que vê com preocupação as “taxas alarmantes” de infecções registradas na região nas últimas semanas. 

O alerta foi feito pelo diretor regional para a Europa da OMS, Hans Kluge, que afirmou que a alta no número de casos confirmados da doença em setembro deve ser um sinal para todos. “Embora os números reflitam testes mais abrangentes, eles também mostram taxas de transmissão alarmantes por toda a região”, disse ele em entrevista coletiva. 

Desde o início da pandemia, os 53 países que fazem parte da OMS na Europa registraram quase 5 milhões de casos da doença e cerca de 227 mil mortes, de acordo com dados da própria entidade. O número de pessoas infectadas diariamente está entre 40 mil e 50 mil, perto do pico de 43 mil registrado em abril, durante a fase crítica da pandemia na região. 

Isso ocorre, em parte, por causa da maior quantidade de testes, mas vários países, como Espanha e França, têm observado altas nos contágios desde o início do verão europeu e vêm adotando medidas restritivas para tentar conter a disseminação do vírus mais uma vez. 

 

Na entrevista, Kluge também questionou países que estão diminuindo o período de isolamento imposto a pessoas que foram expostas ao vírus, caso da própria França, que reduziu a exigência para 7 dias, do Reino Unido e da Irlanda. Outros governos, como os de Portugal e Croácia, estão considerando seguir o mesmo caminho. 

Segundo o diretor da OMS, não houve qualquer mudança nas recomendações da entidade, que indica um isolamento mínimo de 14 dias para aqueles que tiveram contato com pessoas infectadas com o Sars-CoV-2. 

 

Fonte: Valor




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP