EUA detalham plano para distribuir vacina contra covid-19 gratuitamente
17/09/2020

O governo dos Estados Unidos detalhou nesta quarta-feira um complexo plano de distribuição de vacinas contra a covid-19, gratuitamente, para todos os americanos. As doses serão aplicadas em três etapas distintas, a primeira delas destinada a profissionais de risco e grupos vulneráveis. 

Os detalhes constam de um relatório enviado ao Congresso e um manual que o acompanha, que será repassado a Estados e municípios, segundo reportagem da agência Associated Press. Além das agências federais de saúde, o Departamento de Defesa também será escalado para ajudar na campanha de vacinação. 

Na primeira fase de distribuição das vacinas, devido ao fornecimento limitado de doses, o foco seria imunizar profissionais que atuam em áreas de risco e grupos vulneráveis. As duas etapas seguintes ampliariam a vacinação para toda a população. 

 

 

 

 
No manual enviado aos governos estaduais e municipais, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) diz que a campanha é “muito maior em escopo e em complexidade” do que as realizadas para vacinar os americanos contra outras doenças anteriores. 

Embora o presidente Donald Trump tenha afirmado na terça-feira, em entrevista à rede ABC, que uma vacina poderá estar disponível em até quatro semanas, antes das eleições de novembro, o documento deixa claro que a distribuição ampla das doses levaria meses para ocorrer. 

 

 
 
 

 

 
 

Os planos mostram que, para maioria das vacinas que estão sendo desenvolvidas, as pessoas precisarão de duas doses, que seriam aplicadas dentro de um intervalo que vai de 21 a 28 dias. 

O documento prevê que o governo americano usará vacinas fabricadas por diferentes empresas, mas que a população não deve receber doses fornecidas por duas farmacêuticas. 

A vacina, em si, será gratuita, segundo o plano, graças aos bilhões de dólares garantidos aprovados pelo Congresso para a resposta à covid-19. O objetivo, agora, é garantir que os pacientes não sejam cobrados separadamente pela aplicação das vacinas. 

As agências de saúde dizem, no documento, que trabalham para garantir que isso aconteça para todos os beneficiários do Medicare e para pessoas sem seguro-saúde, assim como para aqueles que possuem planos contratados por seus empregados. 

 
 

Fonte: Valor




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP