De olho no futuro do setor hospitalar, Grupo Mafra estrutura inovação e faz parceria com startups
21/09/2020

Pandemia contribuiu para acelerar transformação digital da empresa, que busca simplificar o mercado da saúde por meio da tecnologia 

O Grupo Mafra, líder na distribuição de medicamentos e materiais hospitalares, identificou, por meio de uma pesquisa realizada entre clientes, que a implementação de processos digitais pode reduzir os custos com estoques de medicamentos e com mão-de-obra da cadeia de suprimentos (planejamento, compras e armazenagem) – juntas, essas atividades representam mais de 45% dos custos operacionais de um hospital, segundo dados do setor.

Por acompanhar os fluxos de compras dos clientes utilizando softwares de gestão de logística, a empresa já possuía uma base de dados de estoques. Agora, vem realizando mudanças significativas em direção a uma nova fase digital, com o objetivo de simplificar o mercado da saúde por meio da tecnologia.

“Estamos em um processo contínuo de aculturamento na inovação e isso envolve toda a empresa, não apenas as áreas operacionais”, explica Guilherme Tavone, Gerente de Inovação e Transformação Digital do Grupo Mafra. “Para isso, o direcionamento para os clientes é fundamental.”

Essa trajetória se intensifica desde 2018, quando o Grupo começou uma mudança de mindset com busca por referências externas e com novas lideranças. Foram formados times voltados exclusivamente a inovação, e a empresa firmou parcerias com a AP Interactive – uma consultoria de transformação de negócios – e com o DistritoHC – iniciativa do Hospital das Clínicas da qual a companhia é hoje um dos mantenedores e que é um dos principais hubs de healthtechs do país.

O esforço já gera resultados. A empresa começou a entregar soluções como a central de inteligência de logística em parceria com a startup Comprovei, e implementou dois projetos com o intuito de acelerar processos burocráticos: um com a startup Checklistfacil, que visa a digitalização de documentos, e outro com a startup Visto Sistemas, para gestão de documentação regulatória para empresas de saúde.

A premissa do Grupo é além de concentrar no seu território de conhecimento em serviços de logística e distribuição, expandir também o serviço de inovação e tecnologia e desta forma, auxiliar hospitais a se dedicarem exclusivamente ao atendimento aos pacientes. “Encontramos nas Healthtechs o caminho ideal, já que muitas delas trazem soluções específicas de segmentos da saúde que antes ficavam sob a gestão hospitalar, porém demandam outras áreas de conhecimento necessárias a um setor bastante regulado como o de saúde”, afirma Tavone.

Esse processo também ocorre internamente, onde a companhia vem realizando treinamentos para acelerar procedimentos. Uma das soluções foi a otimização dos fluxos da área comercial, que se relaciona diretamente com a área de logística e de compras dos hospitais, em um aplicativo para celular chamado “Mafra Conecta”, que traz em tempo real as informações de estoques e necessidades de compra dos clientes de acordo com o seu fluxo padrão.

Para este ano, o Grupo Mafra prevê entregar novas soluções aos hospitais. Uma delas é a “Hospital 4.0”, que tem como objetivo oferecer consultoria e gerar mais valor agregado, beneficiando desde a gestão hospitalar até os próprios pacientes. “Nosso portfólio de produtos, em insumos e medicamentos, atende mais de 90% da demanda de um leito hospitalar, o que nos dá grande conhecimento sobre as necessidades hospitalares. A partir de um projeto piloto, estamos estudando soluções para aumentar a eficiência da operação e em custos, desde o pedido até a utilização no leito do paciente”, antecipa o executivo.





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