Care Plus lança Mental Health, primeiro programa especial focado em saúde mental
22/07/2019

Com objetivo de colocar doenças mentais e físicas no mesmo nível de importância e garantir coberturas e tratamentos de acordo com a necessidade de cada paciente, o Mental Health inclui de sensibilização e treinamento de gestores a suporte 24 horas com psicólogos

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país mais deprimido e ansioso da América Latina. O mais recente relatório da OMS, divulgado no fim de 2018, mostra que, nos últimos dez anos, o número de pessoas com depressão no mundo aumentou 18,4%. Esse dado corresponde a 322 milhões de indivíduos, ou 4,4% da população global. O crescimento do número de casos de depressão, ansiedade e burnout é um desafio para as áreas de Recursos Humanos das corporações. Por mais que as empresas ofereçam ambientes e soluções para tornar o dia a dia do colaborador melhor e mais saudável, a depressão é a doença do século e, com frequência, é preciso lidar com pessoas que receberam diagnóstico ou o de outra doença mental. Nas empresas, isso gera dúvidas e muitas equipes esbarram na falta de conhecimento especializado e de suporte profissional. 

“Mente e corpo estão intimamente ligados e o nosso objetivo é dar a mesma atenção a doenças físicas e mentais, afinal, sabemos que qualquer um desses dois tipos de patologias pode limitar parcial ou completamente o dia a dia e a vida profissional de uma pessoa”, explica o diretor médico da Care Plus, Ricardo Salem Ribeiro. 

Nesse cenário tão desafiador e impactante, a Care Plus desenvolveu um novo modelo de atendimento pensando exclusivamente no equilíbrio emocional de seus beneficiários. A ideia veio da experiência diária de lidar com a regulação em relação a esse tipo de transtorno. A operadora percebeu que precisava ir além do ROL para dar aos seus beneficiários um tratamento eficiente. Partindo desse ponto, profissionais de diversas áreas mergulharam no tema. Foram horas de estudos e workshops com especialistas em design thinking a fim de se aprofundar na jornada dos pacientes e de seus familiares.

Esse serviço tem o beneficiário como centro de todo o processo. Ele inclui, também, a sensibilização de gestores e a entrega de um serviço de concierge ao paciente para facilitar e integrar o atendimento que deve ser humanizado e acolhedor. Vale destacar que as famílias também poderão ser envolvidas no tratamento, já que é comprovado que o apoio de um ente querido é extremamente importante e um grande facilitador no tratamento, principalmente porque uma pessoa com equilíbrio emocional conturbado impacta diretamente no seu convívio familiar. 

Muito além do que exige a ANS 

Buscar um serviço de saúde para cuidados do dia a dia exige do paciente tempo e persistência para se dedicar a ligações, consultas, retornos e exames. Além disso, procuramos profissionais que possam nos acolher, entender, transmitir segurança e, principalmente, cuidar de nossa saúde, seja ela física ou mental. A Care Plus observou que esse cenário pode ser ainda pior para transtornos mentais e foi justamente por esse motivo que desenvolveu, de forma pioneira, um novo conceito para atendimento desses casos. 

Ao iniciar o tratamento, outro problema pode surgir. No caso de transtornos mentais, por exemplo, é muito comum a recomendação de sessões com terapeutas, seja psicólogos, fonoaudiólogos, dentre outros. Em diagnósticos de depressão, os planos de saúde podem oferecem de 18 a 40 sessões conforme CID-10 (Código Internacional de Doenças) e de acordo com as regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador das operadoras de saúde. Esse foi um dos pontos mais importantes que a Care Plus identificou ao estruturar o Mental Health, já que compreendeu a necessidade de ampliar o tratamento com quantidade de sessões para suas terapias de acordo com a avaliação de cada paciente para que o resultado seja realmente eficaz. 

Segundo Ricardo, a Care Plus compreendeu a necessidade de cuidar de cada paciente com suas particularidades individuais e entendendo que isso é determinante para o reequilíbrio ou controle da saúde de um ser humano. 

O médico reforça que a entrega de um tratamento inadequado é um risco para a saúde física do paciente, inclusive. Para se ter ideia, o tratamento de diabetes, quando associado à depressão, acaba sendo muito mais difícil e até 50% mais custoso, porque o paciente não segue as orientações médicas e acaba faltando às consultas.

E foi com o objetivo de responder à necessidade dos pacientes e guiá-los de forma personalizada, que o programa da Care Plus foi criado com base em três pilares: na sensibilização, treinamentos com especialistas para suporte aos gestores para identificar colaboradores que necessitam de um apoio especial e, principalmente, em como lidar com esses indivíduos que merecem e precisam de um cuidado especial. 

O segundo pilar é a pronta escuta ativa. Segundo o diretor médico, esse recurso pode evitar que males ganhem proporções maiores. Para isso, o serviço da Care Plus disponibiliza canal direto com psicólogos 24 horas por dia, todos os dias da semana. A ideia é que qualquer beneficiário do plano possa conversar, se abrir de forma mais reservada e receber orientações adequadas. Tudo terá muito acolhimento, isso será um grande diferencial do programa. 

Já no terceiro pilar, o Mental Care Navigator, funciona como uma espécie de concierge que ajuda o paciente a entender que especialidade buscar naquele momento e inclusive agendar as consultas com os melhores médicos do plano, quando preciso: “Nossa equipe estará à disposição para ajudar esses pacientes a qualquer momento do dia. Queremos transmitir segurança e carinho a quem realmente precisa e para isso contamos com profissionais extremamente gabaritados. Queremos ir além do que está coberto pelo contrato que rege o plano de saúde, pois sabemos que um diagnóstico envolvendo um assunto tão delicado deve ter um olhar diferenciado e individual para que o resultado seja conclusivo”.

Sobre Care Plus

A Care Plus, parte da Bupa Global e com atendimento em mais de 190 países, fornece soluções de saúde premium, por meio de uma ampla gama de produtos (medicina, odontologia, saúde ocupacional e prevenção de doenças). É a principal companhia de seguros de saúde no Brasil, tendo sido fundada há mais de 27 anos. A Care Plus oferece planos de saúde diferenciados para mais de 400 empresas e cerca de 103 mil beneficiários.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP