Fleury Fertilidade e Hospital Santa Catarina firmam parceria para tratamento de reprodução assistida
22/06/2022

Devido ao desconhecimento acerca dos riscos da capacidade reprodutiva de homens e mulheres ao iniciarem o tratamento contra o câncer, o Grupo Fleury, por meio do seu Centro de Medicina Reprodutiva, o Fleury Fertilidade, e o Serviço de Oncologia do Hospital Santa Catarina – Paulista, se uniram para ajudar seus pacientes oncológicos na preservação da fertilidade. Antes do início das sessões de quimioterapia ou radioterapia, serão oferecidos os serviços de congelamento de óvulos, espermatozoides, embriões e outros tratamentos reprodutivos. Essa é a primeira parceria entre duas empresas de saúde para casos de oncofertilidade.

De forma geral, o aconselhamento sobre fertilidade no momento da programação do tratamento contra o câncer ainda não é uma rotina. Isso acontece porque a especialidade da oncofertilidade, área da medicina reprodutiva preocupada com o potencial de fertilidade futura dos pacientes em idade fértil e portadores de alguma doença oncológica, ainda é restrita a poucos centros de excelência. Por consequência, os pacientes não sabem que a quimioterapia e/ou a radioterapia podem causar infertilidade permanente, ao invés da enfermidade em si. Outro fator é a ausência de acesso facilitado ou de integração entre serviços oncológicos e um Centro de Medicina Reprodutiva.

Por meio dessa parceria será possível mudar esse cenário. Para isso, os pacientes que deram início a qualquer tratamento oncológico no Hospital Santa Catarina Paulista irão ter, caso desejem, contato direto com o Fleury Fertilidade para agilizar seu encaminhamento para o processo de congelamento de óvulos ou espermatozoides, otimizando tempo. O acesso aos medicamentos será facilitado, já que não será necessário procurar em distribuidoras, pois serão entregues diretamente aos pacientes. Haverá também condições financeiras especiais para a contratação do serviço.

“Sabemos da importância em assegurar aos pacientes oncológicos do Hospital Santa Catarina Paulista as melhores técnicas de preservação de fertilidade e que se trata de um procedimento muito seguro. O Fleury Fertilidade oferece o mais alto padrão de qualidade em equipamentos, infraestrutura e atendimento, além do acolhimento tão necessário nessas situações. Todos os ambientes foram especialmente projetados para propiciar conforto e segurança. Contamos com um laboratório de alta tecnologia, com embriologistas experientes e todo o apoio necessário para proporcionar aos pacientes a melhor jornada rumo à preservação da fertilidade futura”, afirma Dr. Daniel Suslik Zylbersztejn, coordenador médico do Fleury Fertilidade e PhD em Reprodução Humana.

Ao levarmos em consideração o câncer de mama, a neoplasia com maior incidência nas mulheres no Brasil e no mundo, 40% dos diagnósticos são em mulheres abaixo de 50 anos e 10% em mulheres abaixo de 45 anos, ou seja, em idade reprodutiva. Nos homens, o câncer de testículo em sua imensa maioria ocorre na idade entre 25 e 40 anos, também trazendo riscos para a fertilidade masculina.

“A evolução da medicina proporcionou aos pacientes em idade reprodutiva mais chances de preservar a fertilidade durante os procedimentos oncológicos. A parceria de longa data entre o Hospital Santa Catarina e o Fleury reforça este compromisso oferecendo um tratamento mais amplo contra o câncer, com foco no paciente e nas questões que permeiam esta fase da vida. Sendo assim, o paciente traça uma estratégia de tratamento junto à equipe médica altamente qualificada e tem acesso aos equipamentos e infraestruturas mais modernas do país, minimizando os efeitos colaterais da doença”, finaliza Silvia Aline Ferreira Andrade, diretora executiva do Hospital Santa Catarina.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 3044 4440
+55 11 3045 5173
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP