SZK Arquitetura projeta clínica de reabilitação, com foco no atendimento de ponta aos pacientes
06/06/2018

Projeto baseado em tecnologia 3D foi realizado nos bairros Jardins e Vila Mariana, em SP, visando inovação no atendimento aos pacientes em processo de reabilitação

SZK Arquitetura, especializada em projetos residenciais, comerciais, industriais e administração de obras; estruturou duas unidades da Clínica Pace, especialista em procedimentos de reabilitação em traumatologia e ortopedia, fisioterapia, condicionamento físico, entre outros. A SZK foi responsável pela filial Jardins (Rua Haddock Lobo, 1421) e Vila Mariana (Rua Dr. Amâncio De Carvalho, 182).

O foco em ambas as unidades foi a inovação em todas as etapas da obra, com o intuito de proporcionar serviços e atendimento de ponta para um público exigente, com problemas de locomoção e necessidade de atividades que garantissem resultados rápidos e eficazes.

A excelência nos serviços incluía a otimização dos espaços, de modo que a clínica pudesse atender a vários pacientes, sem perder qualidade. Por isso, os ambientes foram projetados para cada tipo de demanda: tratamento de dores, correção da postura, recuperação de cirurgias, atendimento à terceira idade, fisioterapia, entre outras.

O projeto foi elaborado com base nas etapas de tratamento aos pacientes, criando uma planta física que propiciasse um ambiente todo aberto e integrado, facilitando a locomoção entre as diferentes estações de trabalho.

Os únicos ambientes fechados são os banheiros e a sala de consultório – para garantir a privacidade do paciente durante a consulta e os exames. A sala foi desenhada de forma a facilitar a entrada e locomoção de pacientes com algum tipo de restrição de mobilidade. A mesa foi posta frente à porta, e a maca de exames, ao lado.

“Fizemos o projeto desde o início, participando de toda a criação, e pensando em todas as demandas específicas da clínica”, confirma Daniel Szego, Sócio e Diretor de Desenvolvimento de Projetos Arquitetônicos Residenciais, Comerciais e Industriais da SZK Arquitetura.

Nem o quesito limpeza foi esquecido durante a elaboração do projeto: a SZK utilizou materiais que facilitassem a limpeza, já que higiene é um aspecto fundamental em se tratando de saúde. Dentre estes materiais, estão piso vinílico (resistente a impactos, além de ser lavável, o que garante a limpeza contínua) e MDF amadeirados (madeiras com um revestimento melamínico, que possibilita a limpeza sem danificar a estrutura da madeira e dos porcelanatos antiderrapantes nos banheiros).

“Acredito que tornar um ambiente agradável, sofisticado e harmônico, sem perder a funcionalidade, fará com que a clínica seja um diferencial em sua área”, reforça Fernanda Sakabe, Sócia e Diretora de Planejamento e Obras da SZK Arquitetura.

O escritório realiza todos os seus trabalhos em 3D. Com a tecnologia, o arquiteto consegue ter uma visão mais realista do projeto, podendo identificar problemas e soluções com mais facilidade. Para o cliente, é possível apresentar uma simulação mais inteligível e atraente. Mas, para a Clínica Pace, o uso do 3D foi imprescindível. “Nestas obras, foi preciso um estudo minucioso, garantindo precisão, realismo, personalização, agilidade e maior qualidade nos resultados. Ao final, conseguimos entregar as unidades idênticas às simulações via 3D”, afirma Szego





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP