Tecnologia e Odontologia, duas áreas que caminham juntas para o cuidado com o seu sorriso
31/05/2019

Que a tecnologia está presente no cotidiano, isso não resta dúvidas. Mas já reparou o quanto ela tem revolucionado quase todas as ações?! É cada vez mais comum ouvir e ler sobre os benefícios que a era digital trás em diversas áreas, como a odontologia, que cresce e transforma a maneira de atender os clientes.

Infelizmente, muitas pessoas desenvolvem o medo de dentista e a tecnologia chegou para ser aliada dos profissionais em demonstrar que essa reputação é coisa do passado. Os equipamentos estão cada vez melhores e as técnicas vem acompanhando essa evolução. Antigamente, os processos para a prótese do aparelho ortodôntico traziam incômodos, hoje em dia, por meio de um escaneamento oral e da odontologia 3D é possível que a análise seja feita de todos os ângulos.

Uma das maiores tecnologias procuradas na odontologia está na aparência, área da estética bucal. Isso porque, diariamente, famosos exibem sorrisos brilhantes e alinhados e o interesse é despertado, porém é necessário entender qual o melhor tratamento para a necessidade de cada paciente. Para ajudar na escolha do tratamento adequado, softwares especializados realizam a simulação de forma visual apresentando as melhores soluções. Por meio das imagens, o paciente consegue visualizar se é aquele o seu desejo ou se prefere trocar o tipo de tratamento.

Como opção, as lentes de contato dentais e as facetas de porcelana tornaram-se populares. O uso de lentes consiste na aplicação de lâminas com espessura de 0,2 mm à 0,5 mm, reparando espaços exagerados entre a dentição, má formação, cáries e dentes escuros. Já as lentes de contato dentais têm impacto mínimo e resultam em um sorriso mais harmônico, em que melhora a cor, tamanho e a forma. Ainda em evidência no mercado odontológico, os aparelhos ortodônticos ganharam versões atuais.

Com a aplicação da tecnologia, é possível encontrar nos consultórios modelos transparentes e/ou invisíveis em que o alinhador utilizado é discreto e traz conforto para o usuário sem alterar sua rotina.

E não para por aí, além dos avanços em tratamentos, é possível encontrar consultórios temáticos, cadeiras de atendimento com itens para conforto e segurança, além de kits multimídia e até esteira de massagem. O resultado da união entre tecnologia e odontologia resulta em uma frequência maior de pacientes nos consultórios, acabando com o tabu da população com o medo de dentista.

Sobre o autor

Frederico Marques é CEO e cirurgião dentista especialista em odontologia estética na clínica Made Me A. A Made Me A, é uma clínica odontológica especializada em estética, que tem como intuito construir de forma única a maneira como os pacientes cuidam de sua higiene e estética bucal.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 3044 4440
+55 11 3045 5173
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP