Psicólogos utilizam ferramenta de inteligência artificial para ajudar pessoas
17/06/2019

Fundada em 2017 pelos psicólogos Júlio Frota Lisbôa Pereira de Souza, Henrique Santos de Souza e Luiz Eduardo Barcellos Rodrigues, a startup gaúcha Eurekka é a responsável por desenvolver a primeira inteligência artificial de psicologia do Brasil. A “robozinha” (como é chamada carinhosamente) conversa com mais de 80 mil pessoas de todo o país através do bot do messenger. Através da ferramenta, é possível receber exercícios de respiração, relaxamento, concentração e outras técnicas que contribuem com a rotina agitada que se leva. Além disso, a empresa psicoeduca milhares de pessoas todos os dias através de vídeos, textos e guias nas redes sociais.

Outro método criado pela empresa para levar psicoeducação para todos, foi através do Clube do Livro. Trata-se de uma série de mini-guias que ensinam conceitos de psicologia de um jeito descomplicado e prático. Os livros são compactos, fáceis de levar para qualquer lugar, e contam, em média, com 80 páginas. Acre, Roraima, Rio de Janeiro e Sergipe já estão entre os estados com assinantes. Segundo Henrique Santos, co-fundador da Eurekka, “o objetivo é que crianças, jovens e adultos possam tirar dali, pequenas lições para superar problemas emocionais no dia-dia. Além disso, também servir como opção para profissionais clínicos usarem com seus pacientes”.

Nos últimos 10 meses, a sede da Eurekka em Porto Alegre passou de 50 para 400 sessões mensais, triplicou a equipe de terapeutas, abriu uma unidade na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul, e outra na capital gaúcha. Além disso, a empresa já está em tratativas para a abertura de mais uma franquia.





Obrigado por comentar!
Erro!