SBM endossa “Cuidar Digital”, plataforma aberta de telemedicina do Grupo Fleury
21/05/2020

Parceria entre entidade médica e a Companhia inclui gratuidade no uso da ferramenta durante 12 meses, além de acordo para atualização e produção científica sobre impactos da COVID-19 nas especialidades

O Grupo Fleury firmou parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) para estender o uso gratuito da plataforma aberta de telemedicina “Cuidar Digital” pelo período de um ano aos médicos associados. O acordo também prevê a realização de atividades de atualização e produção científica sobre os impactos da COVID-19 nas especialidades.

O “Cuidar Digital” é uma plataforma de telemedicina que possibilita consultas online entre médicos e pacientes de todo País. Diante da recomendação de distanciamento social para diminuir a transmissão da COVID-19, o “Cuidar Digital” nasce com o objetivo de conectar médicos e pacientes para realizar o atendimento em uma plataforma segura com todas as facilidades de interação digital, como o prontuário eletrônico, que permite a continuidade nos cuidados com a saúde, sobretudo no contexto atual.

Para usar a ferramenta, não há necessidade de o médico ter qualquer vínculo prévio com o Grupo Fleury ou compromisso de indicar os serviços de medicina diagnóstica da empresa. Os honorários são cobrados pelo médico diretamente do paciente, sem intermediação da plataforma, que será colocada à disposição da comunidade médica gratuitamente neste momento.

“Sempre estivemos presente no dia a dia dos médicos, contribuindo com soluções diagnósticas para dar suporte à tomada de decisão sobre a melhor conduta terapêutica. Percebemos que, neste momento, poderíamos também colaborar para a continuidade da assistência, oferecendo uma ferramenta para a manutenção do relacionamento dos médicos com seus pacientes durante este período de isolamento social”, explica a diretora executiva de Negócios do Grupo Fleury, a cardiologista Jeane Tsutsui.


Para o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Dr. Vilmar Marques, com o avanço da pandemia e a dificuldade de realizações de consultas presenciais, a telemedicina é um caminho para não deixar os membros da entidade e, principalmente, os pacientes desassistidos. “Com esta parceria teremos a oportunidade de proporcionar ao nosso associado prestar atendimento a seus pacientes durante este período de quarentena”, afirma o presidente, acrescentando que o maior benefício será para os pacientes que poderão dar continuidade ao acompanhamento de seu tratamento por meio de uma plataforma segura e eficaz.
Além de restabelecer o cuidado inadiável para pacientes oncológicos, gestantes e cardiopatas, por exemplo, o Grupo Fleury acredita que o contato entre médico e paciente neste momento é fundamental para o sistema de saúde, pois pode evitar idas desnecessárias ao pronto-atendimento.

O Grupo Fleury está em contato com outras entidades médicas para estender o benefício ao maior número de profissionais possível.

Como usar

Para utilizar a plataforma é muito simples. O médico acessa o site do “Cuidar Digital” pelo link, preenche um cadastro rápido com informações gerais, como telefone e o número do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), e o submete à validação. Os dados são transmitidos para a equipe de Customer Success exclusiva do “Cuidar Digital”, responsável pela análise dos dados. Após a liberação do cadastro pela área de Customer Success, o médico recebe um e-mail para a criação de seu login e senha.

Para agendar os atendimentos, basta o médico inserir e-mail do paciente, data e horário da consulta na ferramenta. A plataforma automaticamente encaminha ao paciente um e-mail com um link exclusivo, válido apenas para a consulta online agendada. O link único não funciona antes da data e horário do agendamento e perde a validade após a consulta. Para retorno ou novas interações pela plataforma é preciso repetir o processo de agendamento e gerar um novo link único, diferente do anterior. Esta precaução é necessária para garantir a segurança dos dados e da consulta. Não é necessário instalar aplicativos ou fazer qualquer alteração no dispositivo utilizado para a consulta online. A melhor experiência para o médico realizar a consulta ocorre utilizando desktop ou tablet. Para o paciente, o dispositivo é indiferente, podendo ser realizada por smartphone, inclusive.

Ao utilizar a plataforma, o médico tem à disposição várias funcionalidades. Uma delas é um prontuário eletrônico para anotar as informações do paciente, caso julgue necessário. Ainda é possível trocar arquivos e mensagens na consulta, como em um chat. Também há a possibilidade de gravar vídeo e áudio das consultas e acessar o histórico de exames de diagnóstico do paciente realizados nas marcas do Grupo Fleury (Fleury Medicina e Saúde, a+ Medicina Diagnóstica, Weinmann, Serdil, Felippe Mattoso, Labs a+, Diagnoson a+ e Instituto de Radiologia de Natal), trocar arquivos e mensagens durante a consulta, como em um chat, entre outras. O Customer Success do “Cuidar Digital”, a pedido do médico, possibilita o envio dos dados do prontuário eletrônico e as gravações. Desta forma o médico pode integrar as informações sobre as consultas realizadas à sua rotina de trabalho, quando voltar a atender em consultório.


O cadastro de médicos na plataforma, atendimento a dúvidas e suporte técnico funciona em horário comercial, de segunda a sexta. Já o agendamento das consultas pode ser feito 24 horas, de acordo com a conveniência do médico. O “Cuidar Digital” não intermedia a remuneração dos honorários da consulta. Assim, o pagamento é responsabilidade das partes envolvidas.




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